Plantas falam e choram e seus sons são interpretados pela primeira vez no mundo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 17 de abril de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os sons são emitidos em um volume semelhante ao da voz humana, mas em altas frequências, além do alcance do ouvido humano.

Pela primeira vez no mundo, um grupo de pesquisadores conseguiu gravar e decodificar os sons distintamente emitidos pelas plantas e ler seu significado.

Os sons são emitidos em um volume semelhante ao da voz humana, mas em altas frequências, além do alcance do ouvido humano.

Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, disseram: “Descobrimos que as plantas emitem sons quando estão sob estresse e que cada tipo de estresse está associado a um som específico identificável. Embora inaudíveis ao ouvido humano, os sons emitidos pelas plantas podem ser ouvidos por muitos animais”.

Alta frequência

De acordo com notícia do portal italiano Mezzopieno, as gravações coletadas de um grupo amostral de plantas foram analisadas por algoritmos de inteligência artificial que aprenderam a distinguir diferentes tipos de sons emitidos e foram capazes de determinar o tipo e o nível de estresse das plantas ouvindo suas ondas sonoras.

“Resolvemos uma controvérsia científica muito antiga: mostramos que as plantas emitem sons. Nossos resultados sugerem que os sons das plantas contêm informações, por exemplo, sobre escassez de água ou danos”.

Segundo o portal Cell, na natureza, os sons emitidos pelas plantas são captados por criaturas próximas, como morcegos, roedores, vários insetos e possivelmente outras plantas também, que podem ouvir as frequências e obter informações relevantes.


+ Ciência