Alho nas plantas? Saiba como dica inusitada pode ajudar a fortalecer seu jardim

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 4 de junho de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Indispensável como tempero na nossa culinária, saiba que o alho também pode ser muito útil no manejo de pragas que atacam as plantas em casa

Indispensável como tempero, o alho também pode ajudar no cultivo de plantas – foto Arquivo

 

Amantes de plantas costumam trocar dicas de cultivo entre si e buscar boas práticas para ter o jardim de casa cada vez mais bonito. Se este é o seu caso, precisa conhecer o uso do alho na jardinagem.

Indispensável como tempero na nossa culinária, saiba que o alho também pode ser muito útil no manejo de pragas que atacam as plantas em casa.

Para conhecer todos os detalhes deste poderoso aliado da jardinagem, confira a seguir a entrevista com o professor Moacir Carnelós, do curso técnico de Paisagismo da Etec de Artes.

Por que usar alho nas plantas?

O alho é um auxiliar poderoso no combate a diversas doenças, como por exemplo fungos, bactérias, lombrigas do solo (nematóides) e ácaros.

É comprovado que funciona?

Funciona e não é tóxico quando usado em baixas concentrações. Entretanto, a eficiência de cada substância depende, além da concentração, da forma de aplicação, do tipo e intensidade da doença.

Como utilizar o alho nas plantas?

Utilize o extrato de alho (use 5 dentes de alho amassados para cada litro de água. Deixe esta mistura repousar 24h e acrescente uma tampinha de detergente).

O extrato de alho pode ser borrifado generosamente nas plantas uma vez por semana.

No caso de infestações severas, borrifar duas vezes por semana. Há, no mercado, óleos essenciais de alho. Suas concentrações são muito maiores que produtos in natura, devendo, portanto, ser diluídos e borrifados.

*Informações Casa Vogue