Além de coibir práticas ilícitas e de vandalismo, a medida busca ampliar a sensação de proteção da comunidade francana
Foi aprovado na Câmara de Vereadores o projeto “Programa Praça Segura”, proposto no Projeto de Lei nº 164/2025, por Leandro O Patriota (PL), que pretende fortalecer medidas de segurança e preservação de espaços públicos.
A iniciativa é voltada à instalação de câmeras de monitoramento em praças, academias ao ar livre e Centros Populares de Esportes e Lazer (CEPEL) do município. O objetivo é reforçar a segurança, preservar o patrimônio público e garantir mais tranquilidade aos frequentadores desses espaços.
A proposta surge diante do aumento de ocorrências de vandalismo, depredação e furtos em áreas públicas de lazer, que têm gerado prejuízos tanto à administração municipal quanto à população, que deixa de usufruir adequadamente desses locais.
Melhor prevenir
De acordo com a justificativa do projeto, o “Praça Segura” representa uma ação preventiva e moderna, baseada no uso de tecnologia para auxiliar os órgãos de segurança e promover uma cultura de cidadania e cuidado coletivo.
Além de coibir práticas ilícitas, a medida busca ampliar a sensação de proteção da comunidade. Com a implantação do programa, o município pretende fortalecer as políticas de segurança pública e conservação urbana, integrando ações de vigilância eletrônica e manutenção dos espaços de convivência.