Ócio criativo: entenda por que não fazer nada é importante para a saúde mental

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 14 de agosto de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a correria do dia a dia e o grande número de estímulos constantes, é muito importante encontrar tempo e maneiras de descansar a mente

Ócio criativo é importante para a saúde mental  – foto Finger Móveis Planejados

 

Quando foi a última vez que você fez nada? E não apenas sentar e assistir à TV sem prestar atenção ou mexer no celular sem um objetivo específico. Mas sim, parar e prestar atenção no passar da vida, sem ter pressa alguma ou a necessidade de ocupar o tempo com algo inútil?

A verdade é que com a correria do dia a dia e o grande número de estímulos constantes, com notificações que surgem o tempo todo no celular, a maior parte das pessoas não encontra tempo para, de fato, descansar a mente.

No entanto, é justamente esse tempo de ócio que ajuda a termos mais produtividade, mais criatividade e, claro, mais qualidade de vida.

“A gente está vivendo uma sociedade de alta performance. O que eu observo é que as pessoas estão muito detidas na quantidade de produção e não na qualidade”, analisa a psicóloga Aline Vernier.

Em tempos de excessos, quando se trabalha demais, se consome demais e se cansa na mesma proporção, o estresse e a ansiedade são frequentes.

E apesar de a pandemia ter contribuído para isso – hoje, o Brasil é um dos líderes em casos de ansiedade e depressão no mundo –, essa alta demanda começa muito antes, com a Revolução Industrial.

Com o surgimento das máquinas que realizam e facilitam boa parte do trabalho manual, a sociedade passa a ter mais tempo para si mesma.

Mas em vez de valorizar esse tempo livre, passamos a condená-lo e qualquer sinônimo de descanso é malvisto.
Cérebro saturado não produz

O criador do termo “ócio criativo”, o sociólogo italiano Domenico De Masi, defende, desde 1995, que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações.

Porém, quando a pessoa se encontra satisfeita e feliz, as ideias tendem a chegar de forma inesperada. Por isso, é preciso saber conciliar trabalho, estudos e lazer, sem se sobrecarregar em nenhum momento.

Essa leveza faz com que o cérebro relaxe, organize as informações aprendidas, reflita sobre as suas verdadeiras necessidades e pense de maneira diferente do que a costumeira.

“O ócio criativo é extremamente importante para a nossa criatividade”.

“No momento em que a gente está relaxado – seja num banho, ao lavar a louça, ao passear no parque – é que a gente consegue achar soluções criativas para os nossos problemas”, diz a consultora e criadora de conteúdo Ana Carvalho.

Especialista em ensinar sobre planejamento criativo, Ana entendeu que o descanso fazia parte do seu trabalho. “Quando você entende essa importância, você transforma isso em hábito e para de sentir a culpa de não estar produzindo.”

É importante diferenciar esse ócio da procrastinação. O tempo de descanso deve ser usado com responsabilidade, normalmente sem a presença do celular, para que você escolha, conscientemente, não fazer nada, em vez de fugir de uma responsabilidade.

Por isso, a organização do tempo é indispensável para que momentos de descanso e contemplação caibam em sua vida.

“A geração de agora tem muito isso de se culpar por não estar produzindo e de mostrar para os outros como está produzindo”, explica a psicóloga.

Dessa maneira, o tempo que poderia ser usado para o descanso é gasto nas redes sociais – o que, definitivamente, não ajuda o cérebro a descansar.

Como viver o ócio

Observe
Se você não está com tempo para fazer algo de que gosta, algo está errado. O dia não terá mais do que 24 horas, então perceba se suas escolhas fazem sentido para a sua vida.

Mindfullness
Estar presente naquilo que se faz, sem preocupações futuras ou distrações, é essencial para dar um respiro ao cérebro.

Se está lavando a louça, esteja presente. Na hora das refeições, concentre-se na comida. Se está esperando um carro de aplicativo, não pegue o celular automaticamente.

Autoconhecimento
Cada um vai precisar de um tipo de descanso e por um determinado tempo. Por meio do autoconhecimento é possível entender suas necessidades e o tipo de pausa que você precisa – dormir, contemplar, fazer um café, etc.

Organização
Escolha horários para contemplar ou meditar. Comece com cinco minutos e aumente o tempo aos poucos.

Esqueça a culpa
Não é necessário se culpar por não ser produtivo o tempo todo. Afinal, o ócio é o que o manterá produtivo a longo prazo.

*Informações Estadão


+ Bem-estar