Você pode não acreditar, mas até o estresse causa mau hálito; conheça outros motivos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 16 de abril de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na maioria dos casos, tratamento pode ser feito pela próprio pessoa para acabar com este problema tão constrangedor

Mau hálito

O mau hálito é um problema mais comum do que se imagina. Ele é uma alteração do hálito que não se corrige apenas comendo uma bala ou escovando os dentes.

Apesar de a maioria dos problemas que causam o mau hálito ser bucal – cerca de 90% – , podem haver outras causas, extrabucais, como problemas gastrointestinais. Conheça alguns fatores que podem causar o mau hálito.

Matéria da Revista Seleções separou causas comuns, mas que nem todos conhecem, para este verdadeiro inimigo interno das pessoas. Acompanhe:

01. Saburra

A saburra é uma placa bacteriana que surge sobre a língua e pode causar o mau hálito.

Ela se forma naturalmente na boca, e é uma junção de restos de comida, bactérias e células descamadas da pele.

Quando se acumula é que o mau odor acontece, pois as bactérias se alimentam dos restos de comida e soltam um gás de cheiro forte, o enxofre. Dessa forma, há a necessidade constante de higiene bucal com escovação e fio dental.

02. Gengivite

A inflamação nas gengivas também é um causadora de mau hálito. A gengivite ocorre pela falta de higiene bucal da forma correta, com fio dental e escovação.

Se causado pela gengivite, o mau hálito pode ser duradouro. Nesse caso, é melhor procurar um dentista para seguir um tratamento adequado.

03. Diabetes descontrolado

Muitas vezes, quando uma parte do nosso corpo é afetada, outra, aparentemente sem ligação, também pode sofrer consequências.

É o caso do diabetes que não está sendo controlado.

Se a pessoa não conseguir controlar os níveis de glicose no sangue, pode causar xerostomia (secura bucal), que prejudica a produção de saliva. Além de ser um dos causadores do mau hálito, pode causar lesões na mucosa e aumentar a chance de ter outras doenças bucais, como periodontite e cárie.

Porém, quem é portador de diabetes tem mais risco de desenvolver mau hálito. Isso acontece devido à falta de insulina no corpo, que faz produzir uma substância química chamada cetona, que tem odor característico.

Quando há essa liberação de corpos cetônicos, o odor aparece. Fale com seu dentista.

04. Problemas estomacais

Quem tem problemas de estômago também pode sofrer com o mau odor bucal. Por menor que seja, pessoas com úlcera ou refluxo gastroesofágico e mau hálito, podem ter esses problema interligados.

No caso da úlcera, que é provocada pela bactéria H. pylori, faz surgir uma das principais bactérias periodontais, a Provotella intermedia, que causa o mau hálito. O tratamento pode ser feito com antibióticos.

Um dos sintomas do refluxo é o mau hálito. Ele é causado pelo ácido que vem do estômago e provoca uma sensação de ardência no peito e na garganta. É necessário procurar um médico para obter tratamento adequado.

05. Estresse

O sistema nervoso está diretamente ligado ao funcionamento das glândulas salivares.

Assim, o estresse também pode ser um causador de mau hálito, pois ele pode diminuir a produção salivar, que é importante para eliminar os principais agentes formadores da placa bacteriana.

06. Câncer

Alguns tipos de câncer podem causar mau hálito, como o câncer de estômago. Isso acontece devido à multiplicação celular de forma desordenada, que causa necrose em alguns tecidos. Nesse processo de necrose tecidual, algumas substâncias que são carregadas pela corrente sanguínea vão para os pulmões e são eliminadas pela respiração.

07. Insuficiência renal

A insuficiência renal é quando há uma dificuldade de os rins filtrarem o sangue. A insuficiência renal crônica tem como alguns sintomas: dores de cabeça, tonturas, fadiga ou cansaço e mau hálito.

Quando a função dos rins fica comprometida, há um acúmulo de ureia e creatinina no sangue. A corrente sanguínea leva esses componentes até o pulmão e eles são liberados junto com o ar expirado. O odor é característico.

08. Problemas pulmonares

É raro, mas pode acontecer de o mau hálito vir dos pulmões, devido a uma infecção de curto prazo. Algumas doenças que podem causar o odor são pneumonia, sinusite, bronquite ou asma, devido à respiração ser, na maioria das vezes, pela boca.

Nos casos mais sérios, como de fibrose cística, o mau hálito é um sintoma da doença. Ele ocorre por causa do muco espessado nos pulmões.

Outras causas

Existem outros motivos que podem causar o mau hálito, como hábitos ruins ou até mesmo respiratórios. Eles são:

baixo consumo de água;
uso de tabaco;
uso de álcool;
ronco;
infecções na garganta ou nariz.

Como evitar o mau hálito?

Para evitar o mau hálito, não há segredo. É essencial fazer uma higiene bucal adequada após as refeições, com escovação completa e fio dental.

Se quiser, invista em um raspador de língua. O raspador ajuda a eliminar as toxinas e sujeiras da língua e evita problemas bucais mais sérios.

Além da higiene, ter uma alimentação controlada e sempre beber muita água é importante. A água ajuda a eliminar bactérias e partículas de comida da boca e ajuda na produção e na circulação salivar.

Se você tem filho pequeno e está com dificuldade de ensiná-lo sobre a importância da escovação ou não sabe nem por onde começar, veja as nossas matérias “Como ensinar para seu filho a importância de escovar os dentes” e “Como cuidar da saúde bucal do seu filho”. Elas com certeza o ajudarão bastante!


+ Bem-estar