Dormir de meias no frio ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo, dizem especialistas

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 20 de junho de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sejam meias mais novas ou já velhinhas, elas ajudam a pessoa a ter um sono mais confortável 

Sejam meias mais novas ou já velhinhas, elas ajudam a pessoa a ter um sono mais confortável

Dormir bem é essencial e o que muitos ainda não sabem é que existe uma maneira fácil de relaxar usando algo que todo mundo tem em casa: um par de meias.

Segundo matéria do R7 – http://www.r7.com.br -, não importa se é nova ou velha: basta agasalhar os pés para que a meia se torne uma espécie de isolante térmico capaz de apresentar mais eficiência do que o cobertor ou edredom.

De acordo com a revista Forbes, consta em um artigo do Jornal New York Times que estudos feitos com um número limitado de pessoas associam a utilidade do uso de meias a uma melhor qualidade do sono.

Especialista 

Dr. Arthur Guerra, professor da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Medicina do ABC, contou à Revista que no primeiro momento ficou abismado e buscou informações com um colega especialista em sono quando ficou sabendo que o hábito de à noite calçar um par de meias possibilita um melhor conforto, relaxamento e seria uma forma de convite ao sono.

O médico enfatizou que seria algo como, por exemplo, o conforto proporcionado pelo aroma de roupas de cama cheirosas ou um copo de leite quente.

Guerra pontua que a ciência retrata que pés quentinhos emitem sinais para a área do cérebro responsável pelo sono, o que contribui para que a pessoa consiga adormecer mais rápido e acordar menos durante a noite.

Ainda de acordo com o professor da USP, o mesmo raciocínio é válido para ocasiões, as quais algumas pessoas colocam as mãos sob o corpo mantendo-as aquecidas ou para conseguir pegar no sono posicionam-as sob o travesseiro.

A dica passou a ser sugerida por Dr. Arthur aos seus pacientes que relataram ter conseguido dormir melhor com a sugestão. O professor contudo enfatiza que meias velhas não fazem milagres para pessoas com distúrbios graves ou complicados do sono.

Concordando com o assunto, o neurofisiologista Francisco Puertas em entrevista à BBC explicou que a temperatura central do nosso corpo, para dormir, deve diminuir entre 0,5ºC e 0,8ºC, para sinalizar que é hora de se recolher.

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) revela que “o processo de vasodilatação nas mãos e nos pés faz o calor se redistribuir por todo o corpo, preparando-o para o sono. Algumas pesquisas têm mostrado que, quanto mais há vasodilatação nas mãos e nos pés, menos tempo se leva para adormecer”, cita o texto divulgado no site da fundação.

Higiene do sono

Vale lembrar que ao considerar o fato de que um terço da vida é vivido na cama torna-se necessário que haja nos quartos um ambiente propício ao relaxamento sendo realizada a chamada “higiene do sono” que é o conjunto de comportamentos que ajudam a induzir o sono podendo ser o uso de meias uma ótima dica.


+ Bem-estar