Pop-its são somente brinquedos, mas também podem acalmar e aliviar estresse infantil

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 11 de novembro de 2021 às 20:00
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O brinquedo manual é considerado uma alternativa saudável de entretenimento

O brinquedo manual é considerado uma alternativa saudável de entretenimento

Sucesso entre as crianças, o pop-it faz parte da categoria de “fidget toys”, brinquedos que ajudam no foco e na atenção, em tradução livre.

Apesar de serem vendidos como algo que alivia o estresse de crianças, ainda faltam evidências científicas que comprovem essa hipótese.

Por outro lado, o brinquedo manual é considerado uma alternativa saudável de entretenimento por trazer estímulos visuais e sensoriais, além de diminuir o contato com eletrônicos.

É um potencializador da ansiedade nas crianças, segundo os especialistas consultados pela CNN Brasil.

Pesquisadores dos Estados Unidos, por sua vez, estudam o efeito do brinquedo no transtorno de ansiedade em crianças e adultos, com resultados promissores.

De onde vem o pop-it?

Em uma tradução literal, o termo fidget toys seria “brinquedos para inquietação” e o pop-it, feito de silicone e disponível em várias cores, formas e tamanhos, é hoje o mais famoso da categoria.

O pop-it tem “bolhas” semiesféricas que podem ser empurradas, fazendo um suave estalo.

Após pressionar todas elas, você pode virar o brinquedo e começar novamente do outro lado. Ele tem o mesmo mecanismo do plástico bolha, sendo praticamente impossível estourar uma bolha só.

O brinquedo ganhou popularidade após um vídeo que mostra um macaco ‘estourando’ as bolhas do brinquedo viralizar na internet.

Mas o que pouca gente sabe é que o brinquedo foi criado pelo casal de designers de jogos Theo Coster e Ora Coster, os mesmos criadores do jogo “Cara a Cara”.

Theo, um judeu nascido em Amsterdã, na Holanda, foi colega de classe de Anne Frank, a menina judia que narrou em seu diário como se escondia dos inspetores nazistas durante o Holocausto. Seus manuscritos deram forma ao livro “Diário de Anne Frank”, uma das narrativas mais conhecidas sobre os horrores do nazismo.

Além da impressionante história envolvendo o pop-it fica a pergunta se, de fato, o brinquedo é válido para diminuir a inquietação das crianças.

Benéfico contra a ansiedade?

Há especialistas que garantem a existência de efeitos terapêuticos. “Para as crianças, em especial, as cores e texturas estimulam a visualização tátil e o foco, já que são brinquedos que as crianças usam com as mãos e as deixam ocupadas e relaxadas”, afirma a psicóloga Marilene Kehdi, especialista em psicologia clínica.

Kehdi explica que a interação com o brinquedo pode causar efeitos semelhantes em adultos e crianças, já que “o comportamento repetitivo tem a função de distrair e de tirar o foco do estresse”.

“Este tipo de brinquedo pode ajudar crianças e adultos a eliminar a carga emocional, o que vem sendo importante no período de isolamento social”, afirma.

Para a pediatra Ana Márcia Guimarães, membro do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), diz que outros brinquedos sensoriais já demonstraram que são eficazes neste sentido, e podem ser incluídos na rotina da criança que apresente algum comportamento ansioso.

“Não temos uma comprovação científica em relação ao pop-it especificamente, mas temos em relação a todas as outras ferramentas parecidas, como qualquer brinquedo lúdico, como quebra cabeça, brinquedos sensoriais, massinha de modelar, pintura, melhoram sim o comportamento em relação a ansiedade”, afirma.

Alternativa às telas

Para Marilene , o maior benefício do pop-it é que ele tende a diminuir o tempo de exposição às telas, fator que costuma impulsionar a ansiedade infantil.

A popularidade do pop-it chegou ao consultório médico e, segundo Erasmo Cafella, neurologista da infância e da adolescência da Associação Brasileira de Neurologia, é comum pais questionarem se o brinquedo pode ser um recurso para deixar as crianças mais calmas.

Segundo ele, falta comprovação científica de sua real funcionalidade. E, por isso, o pop it não deveria ser considerada a única opção para ajudar crianças com sinais de ansiedade ou estresse.

“Não dá para provar que ajuda, mas qualquer brinquedo é melhor do que ficar na tela, no celular. O que não pode é deixar usar o tempo todo, usar na escola porque o brinquedo faz barulho e pode atrapalhar os colegas”, diz.

Estudo com adultos e crianças

Katherine Isbister, professora de Mídia Computacional da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC), nos EUA, estuda a eficácia dos brinquedos para inquietação no comportamento humano e falou em um artigo na revista “The Conversation” em maio deste ano, que “os fidget toys parecem ter usos práticos para adultos e crianças, especialmente em momentos de estresse”, escreveu.

Ela e a professora de ciências comportamentais, Julie Schweitzer, da UCSC, que estuda os efeitos de tarefas de concentração em crianças com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), criaram um “brinquedo inteligente” que detecta quando e como ela é usada.

O objetivo da experiência é entender se dar às crianças um item de inquietação “inteligente” pode ajudar a acalmá-las e melhorar suas habilidades autocalmantes.

“Construímos uma pequena “criatura ansiosa”, um “fidget ball” (“bola para inquietação”), que as crianças poderiam abraçar e acariciar para acalmá-la. A criatura começa com um batimento cardíaco acelerado e então começa a ronronar feliz assim que é acalmada”, disse Isbister no artigo.

Segundo a professora, os primeiros resultados se mostraram promissores e foram recentemente aplicados por desenvolvedores de produtos comerciais para criar um brinquedo interativo para acalmar crianças e também adultos.

Schweitzer disse que a ansiedade em torno da pandemia de Covid-19, de trabalhar em casa ou frequentar a escola é um desafio, e o estudo visa estudar as implicações de como o uso destes dispositivos – a pesquisa cita os spinners e os cubos anti-estresse – podem aliviar a ansiedade e aumentar o foco.

“Precisamos que a ciência avalie se esses dispositivos podem ajudar e como [ajudar]. O TDAH está associado a renda mais baixa, instabilidade no trabalho, maior abuso de substâncias e taxas de acidentes e muito mais”, disse Schweitzer.

“Espera-se que as pessoas prestem atenção às reuniões virtuais por horas e qualquer coisa que você possa fazer para ajudar a melhorar a atenção, o estado de alerta e a regulação emocional das pessoas pode ser útil”, acrescentou.

Porém, ainda faltam dados definitivos que comprovem esta hipótese, segundo Isbister.

“Ainda não houve um estudo de pesquisa definitivo sobre o impacto desses brinquedos. Em uma pesquisa preliminar analisando o uso de bolas de estresse, alunos da sexta série que usaram esses brinquedos de agitação durante a instrução relataram de forma independente que sua atitude, atenção, habilidades de interação e interação com os colegas foram melhoradas”, disse.

Veja o macaco bom de pop-it no vídeo a seguir:


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