Travesseiro inadequado pode causar problemas muito sérios, além do desconforto

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 22 de abril de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até mesmo a coluna pode ser afetada com o uso contínuo de um travesseiro que não seja ideal para a pessoa

Até mesmo a coluna pode ser afetada com o uso contínuo de um travesseiro que não seja ideal para a pessoa

Muitas vezes, a gente acorda com dores na coluna, e acha que isso é fruto de uma simples noite mal dormida, ou um mal jeito qualquer durante o dia anterior.

Mas o problema pode estar no travesseiro. Um travesseiro inadequado pode provocar dores constantes e trazer problemas para a nossa coluna vertebral.

“Um travesseiro inadequado pode trazer um desconforto que terá reflexos no dia a dia e pode até ocasionar problemas mais sérios, influindo na nossa qualidade de vida” , afirma o Dr. Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, e professor de reumatologia da UFF.

O profissional afirma que, para começar, pode trazer dormência nas mãos. Depois, com o passar do tempo, dor crônica nas costas, e até artrose, pequenos desgastes nas vértebras, e desvio na coluna.

“Claro que tais sintomas também podem acontecer devido a outros fatores, como vícios de postura, genética, obesidade, falta de atividade física, movimentos repetitivos, entre outros. Mas um travesseiro inadequado pode trazer sérios problemas sim”, disse o médico especialista.

Posição correta

A correta forma de dormir é posicionando-se de lado. Esta postura ajuda a evitar muitos incômodos e garante um sono mais confortável às pessoas.

Segundo ele, a correta forma de dormir é posicionando-se de lado, para que a coluna permaneça alinhada.

As pernas devem estar dobradas e os joelhos flexionados, em posição fetal, o que ajuda a aliviar a tensão da lordose lombar.

“Quem tem problemas de respiração ou refluxo deve usar travesseiros que mantenham o corpo mais elevado. O travesseiro não pode forçar a coluna, não pode ser alto ou baixo demais. E deve ser trocado de dois em dois anos, impreterivelmente”, concluiu o médico.

Para saber qual o seu travesseiro ideal, converse com o ortopedista ou fisioterapeuta de sua confiança. E bom sono.


+ Bem-estar