Franca será uma das primeiras cidades a ter 5G no Brasil – e poder ser ainda em 2021

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Natal, Franca, Uberlândia e Uberaba começam a receber tecnologia nos próximos dias, diz Fábio Faria. Leilão do 5G foi em novembro

5g

De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, tecnologia começa a ser instalada nos próximos dias

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que Natal, no Rio Grande do Norte, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais, e Franca, em São Paulo, deverão ter internet 5G ainda em 2021.

Segundo ele, a tecnologia será instalada nos próximos dias nessas cidades. O governo realizou o leilão das frequências do 5G em novembro último.

“A Brisanet, operadora que venceu a licitação para o serviço em cidades do Nordeste, já vai instalar [internet 5G] na semana que vem. Natal vai ser a primeira cidade, vai ser uma ‘degustação’ do 5G, um 5G por wi-fi. A gente vai fazer essa inauguração”, afirmou.

De acordo com Faria, a tecnologia que será instalada na capital potiguar será na faixa de 2,3 GHz.

A declaração do ministro foi dada durante o Encontro Nacional da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) 2021, que ocorreu na última sexta-feira (10) em São Paulo.

O evento teve participação também do conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Vicente Aquino.

O ministro afirmou que a agência está trabalhando para limpar a faixa nas frequências do 5G para impedir interferência nas TVs abertas que são sintonizadas por antenas parabólicas.

As outras cidades que vão receber o 5G em 2021 também terão a tecnologia na faixa de 2,3 GHz.

“Depois do leilão do 5G, agora a gente já vai ver nos próximos dias algumas cidades que vão ter o 5G antes do Natal. Por exemplo, Uberaba, Uberlândia e Franca”, disse.

Antecipação das obrigações

Segundo Faria, a empresa responsável pelo 5G em Natal deve se antecipar às obrigações previstas no edital e instalar um número maior de antenas do que o exigido para o primeiro ano de contrato.

A medida pretende impedir a queda no sinal de internet em áreas não cobertas pelos transmissores.

Como a Brisanet é uma nova operadora em atividade no país, ela não fornece internet em outras tecnologias.

“Se ela [empresa] coloca apenas o que está no edital, por exemplo, vai cobrir dois bairros. Quando a pessoa sair daquele bairro, o 5G não funciona, cai o sinal, porque ele não tem o 3G, o 4G”, afirma Faria.

Pelo contrato com o governo, a Brisanet deve instalar dez antenas em Natal e região até o fim de 2022. Segundo o ministro, o objetivo da empresa é fixar os 250 transmissores previstos para a conclusão da implementação do 5G em 2028.

“Eu penso que os provedores regionais vão colocar de uma vez todas as obrigações. Provavelmente as três grandes operadoras vão ter que implementar também na mesma velocidade”, disse o ministro.

Internet 100% até 2028

Fábio Faria ainda garantiu que todas as cidades brasileiras, incluindo localidades afastadas e comunidades rurais, terão internet até 2028.

Em depoimento à CCT (Comissão de Ciência e Tecnologia) do Senado, na última quarta-feira (8), ele disse que os 5.570 municípios do país terão ao menos a tecnologia 4G até o fim da implantação do 5G no Brasil.

“Até o final dessas obrigações [implantação do 5G], nenhuma cidade, nenhuma localidade, nenhuma comunidade rural ficará sem internet”, afirmou o ministro. Ao todo, 9.800 localidades terão pelo menos a tecnologia 4G, declarou.

Leilão do 5G

O governo realizou o leilão do 5G no começo de novembro. Foram arrematados 85% das faixas, com arrecadação de R$ 46,7 bilhões, o equivalente a 94,14% do valor inicialmente estimado.

A venda de todos os lotes deve chegar a uma arrecadação de R$ 55 bilhões, segundo Faria.

A estimativa do governo é que os 15% das faixas ainda não arrematadas sejam postos em leilão novamente em 2022. Pelo cronograma do ministério, todas as 27 capitais do país terão o 5G até julho de 2022.

*Informações R7


+ Tecnologia