Consumo de vinho cresce no Brasil e contraria tendência global, mostra pesquisa

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 27 de setembro de 2022 às 10:00
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A pesquisa aponta que 20% dos brasileiros passaram a beber em ocasiões diferentes, e 15% costumam consumir sozinhos.

Enquanto a tendência mundial foi de redução na demanda de vinhos, o consumo da bebida no Brasil cresceu durante a pandemia de covid-19, de acordo com um relatório divulgado recentemente pela Diretoria de Agronegócio do Itaú BBA.

Os brasileiros compraram 430 milhões de litros em 2020, o que representa um avanço de 18,4% sobre o ano anterior e o maior volume desde 2000.

Mais de 50 milhões de brasileiros, ou cerca de 36% da população adulta do País, consomem a bebida regularmente, uma proporção equivalente à dos Estados Unidos, segundo a Wine Intelligence.

No entanto, o número é muito inferior à média europeia. “Há um enorme abismo para ser explorado”, comentou a diretora-executiva (CEO) da chilena Veroni Wine, Livia Marques.

Cada brasileiro, em média, bebeu 2,64 litros de vinho em 2021, segundo estimativa da Ideal Consulting. Os argentinos, que registram o maior consumo per capita nas Américas, bebem 30 litros por ano, enquanto os portugueses, os maiores consumidores individuais do mundo, chegam a 69 litros por ano.

Mudança de perfil de consumo de vinho

O mercado brasileiro está passando por uma mudança de perfil do consumo. Em 2021, pela primeira vez, houve um aumento na procura por bebidas de maior qualidade.

Foram comercializados 217 milhões de litros de rótulos finos, enquanto os vinhos de mesa responderam por 205 milhões das vendas, aponta a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

“Antigamente, apenas pessoas com bons recursos financeiros e apreciadores consumiam vinho. Hoje, um rol muito maior e igualitário se anima em, pelo menos, experimentar”, afirmou Marques.

Segundo publicação do Canal Agro, isso é resultado de um esforço das marcas tradicionais de vinhos que não costumavam investir em marketing, mas que aumentaram a presença na internet durante a pandemia.

A frequência na apreciação de vinho aumentou para 28% dos brasileiros durante a crise sanitária, segundo estudo O Mercado de Vinhos, realizado no fim de 2021 pelo clube de assinaturas Wine.

A pesquisa aponta que 20% dos brasileiros passaram a beber em ocasiões diferentes, e 15% costumam consumir sozinhos.


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