Com 100% dos leitos de UTI ocupados, Franca tem pior índice de isolamento de SP

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Colapso da saúde em Franca exigirá medidas ainda mais drásticas e urgentes para conter a disseminação do coronavírus na cidade

Franca conta apenas com 4 leitos de UTI na rede particular e situação pode ficar pior

 

Hospitais das redes pública de Franca atingiram 100% de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19 na última terça-feira (16), segundo boletim epidemiológico da Prefeitura.

As 52 vagas oferecidas pelo SUS estavam comprometidas com pacientes com sintomas graves da doença.

Com uma ocupação de 95%, a rede particular somente dispõe de mais quatro leitos entre 34 abertos.

Nas enfermarias, a ocupação caiu subiu de 71,4% para 73,2%, com comprometimento de 41 dos 56 leitos clínicos.

Evolução da pandemia

Segundo a Secretaria da Saúde, Franca registra em uma semana uma média móvel de 2,7 mortes diárias e de 84,7 casos.

Tosse, febre, falta de ar e dor de garganta são os sintomas mais comuns do novo coronavírus entre os pacientes. Diabetes e hipertensão são as comorbidades mais associadas à doença.

Do total de pessoas que contraíram a Covid-19, 18.698 se recuperaram, 90% em relação a todos os casos confirmados. Os casos negativos somam 30.430 e os suspeitos, 3.154.

Pico da pandemia

O estado de São Paulo vive seu pior mês desde o início da pandemia. Na terça-feira (16/3), pela terceira vez nas últimas duas semanas, o estado bateu recorde de mortes. Foram 679 óbitos em 24 horas.
Pico da pandemia
São Paulo vive seu pior mês desde o início da pandemia. Na terça-feira (16), pela terceira vez nas últimas duas semanas, o estado bateu recorde de mortes. Foram 679 óbitos em 24 horas.

Também na terça, 25 hospitais da rede estadual de saúde de São Paulo atingiram mais de 100% da ocupação máxima de leitos de tratamento intensivo para Covid-19.

Além disso, na capital, em movimento inédito, 15 hospitais da rede privada pediram 30 leitos à rede pública, segundo o secretário de Saúde do município de São Paulo, Edson Aparecido.

Fase emergencial

Desde o início desta semana, está em vigor a fase emergencial. Nela, apenas uma lista restrita de serviços essenciais tem permissão para funcionar. Há um toque de recolher a partir das 20h.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de São Paulo, o índice de isolamento social no estado ficou em, média, em 43% no estado na segunda-feira (15).

A cidade com melhor índice foi São Joaquim da Barra (64%), enquanto Franca aparece com um dos piores índices (35%). A capital registrou um isolamento de 42%.

*Informações G1 e Metrópoles


+ Saúde