Grupo Santa Casa expande atendimento com novos leitos, chegando a 335 leitos SUS

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de abril de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa da Santa Casa de Franca visa reduzir fila de espera e melhorar o atendimento de urgência e emergência para a região

Devido ao cenário epidemiológico de extrema atenção em Franca e Região, à superlotação do Pronto Socorro Municipal e à Fila no Sistema CROSS (SIRESP), o Grupo Santa Casa de Franca, em decisão conjunta com o DRS-8 e Secretaria de Saúde de Franca, anuncia a abertura de 10 novos leitos, aumentando a capacidade para um total de 335 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta expansão inclui 5 leitos de urgência temporários (clínica médica/cirúrgica) e 5 leitos de UTI Infantil Neonatal, estes sim permanentes, reforçando o compromisso da instituição com a saúde pública de Franca e 21 municípios.

Desde o dia 22 de abril de 2024, a Santa Casa está redirecionando recursos para atender à demanda de Urgência e emergência.

Remarcando eletivas

A pedido do Gestor SUS serão remarcadas as cirurgias eletivas não oncológicas e não cardiológicas para o próximo mês.

Esta medida, aliada à abertura de 5 leitos de urgência adicionais por um período temporário de 30 dias, além da inauguração de 5 leitos de UTI infantil neonatal a partir do dia 6 de maio, garantirá assistência contínua aos pacientes.

A decisão vem acompanhada de um pedido do Grupo Santa Casa de Franca para o Departamento Regional de Saúde (DRS) e para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP), para o aumento do teto da Tabela SUS Paulista – que hoje é de R$ 4,8 milhões para R$ 6,5 milhões/mês, evitando cortes na produção SUS devido ao aumento dos atendimentos nos meses de fevereiro, março e abril de 2024, já que o programa possui um teto.

Informações Importantes:

Campinas está demorando 31 horas para regular 1 paciente para a rede hospitalar, por isso o decreto de emergência na cidade;

Enquanto em Franca está 13 horas de demora pra 1 paciente ir para rede hospitalar;

Somente Bauru e Rio Preto estão abaixo de 13 horas; todas as outras regionais de saúde estão trabalhando acima deste tempo.

Em se tratando de uma decisão conjunta assinam esta nota o DRS-8 (Departamento Regional de Saúde), Secretaria Municipal de Saúde de Franca e Grupo Santa Casa de Franca.


+ Saúde