Colheita de café no Brasil chega a 65% da produção, diz consultoria

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de julho de 2017 às 12:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em relação ao mesmo período do ano passado, o trabalho está igual

​A colheita de café no Brasil chegou a 65% até a última terça-feira (18), de acordo com levantamento semanal divulgado pela consultoria Safras & Mercado. 

Em relação ao mesmo período do ano passado, o trabalho no campo está relativamente igual, uma vez que a colheita estava em 64%. 

Foto: Gui Gomes/ Café Editora

Levando em consideração a estimativa da instituição para a produção de café no país neste ano, de 51,1 milhões de sacas de 60 quilos, foram colhidas 33,35 milhões de sacas até o dia 18. 

Segundo o consultor Gil Barabach, o clima mais seco ajudou a colheita de café durante na última semana e o bom avanço dos trabalhos elevou a oferta disponível de café no mercado.

No caso do tipo arábica, segue a queixa de uma safra miúda, especialmente no Sul de Minas e em São Paulo.

Café arábica
A colheita de arábica andou 9 pontos percentuais na semana e alcançou 57% da safra, ficando acima de igual época do ano passado (54%). Os trabalhos continuam acelerados na comparação com a média histórica para o período, que gira em torno de 51% da produção.

Café conilon 
No conilon, a colheita se encaminha para o final e atinge 93% da safra, o que corresponde a um avanço de 6 pontos percentuais na comparação com a semana passada. Em comparação a igual época do ano passado, os trabalhos estão atrasados (98%) e abaixo da média para o período (96%). 

Broca

No Sul de Minas há registros de broca em algumas lavouras. Na Zona da Mata e noParaná aumentou a oferta de café chuvado e de lotes de bebidas mais fracas. No Espírito Santo seguem as indicações de uma safra maior e de boa qualidade, especialmente em relação ao tamanho do grão, descreve o relatório. 


+ Agronegócios