Animal print ganha espaço no design de interiores, dando charme e requinte

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de outubro de 2016 às 23:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estampa fica muito bem aplicada em móveis como poltronas, pufes, tapete, almofada, mantas e outros

​Tigre, zebra, onça, vaca, ursos, cavalos, cobra, girafa. Esses animais saíram direto das tendências de moda para os objetos de decoração e mostram como é possível ter ambientes modernos, irreverentes e de bom gosto! E para isso, vale tudo: usar prato, caneca, tapete, pufe, poltrona, bandeja, almofada, mantas, capas para sofá, adesivo, quadro… O que não faltam são opções. “Assim como na moda, essa tendência é um clássico se utilizado com bom senso, ou seja, o animal print é universal, atemporal e leva para qualquer ambiente um toque de sofisticação, personalidade e charme”, diz a designer de interiores, Beth Najar.

Que o diga a publicitária Léa di Souza, 39 anos. Apaixonada por essa tendência, ela aproveitou a mudança para a casa nova e levou a “bicharada” para o atual endereço. “Coloquei detalhes do animal print no meu quarto, no quarto da minha filha, hall e na sala, através de almofadas, poltronas e objetos de decoração. Ficou simplesmente um luxo!”, revela Léa, que divide com a filha Poliana, 15 anos, a paixão pelo estilo, abusando dele inclusive no guarda-roupa com looks para o dia e noite.

Mas a designer de interiores é categórica ao afirmar que o fascínio pelo animal print não basta para uma decoração de sucesso. “A escolha precisa ser pontual, como detalhe para ser valorizado. A preocupação é que a casa esteja bonita hoje e daqui a 10 anos. Isto porque, além de ser caro, a ‘perua’ na decoração fica over e cansativo”, diz Beth, acrescentando que seguir a dica de que menos é mais é válida. Para não errar, use tons neutros na maioria da casa e use o animal print nos detalhes. “A aposta é combinar com peças mais clássicas e discretas em tons terrosos neutros e tecidos brancos. A decoração ganha em charme e estilo e foge da extravagância”, sugere.

Dicas preciosas

Um dos luxos do momento é o uso de pele e pelo de animais. “A pele de ovelha ou zebra em pufes e poltronas dá um up grade. É um elemento bacana em qualquer ambiente, pois são sofisticados. Além disso, a estampa fica muito bem aplicada em móveis como poltronas. Um pufe pelo de boi não suja, é bacana e atemporal”, observa.  Outra vertente dessa tendência é investir em animais de bronze ou madeira como objetos de decoração fortes e que causam impacto. “Os bichos podem aparecer ainda em fotos e quadros”, diz Beth.

Para não se perder na hora de usar o animal print, a designer de interiores recomenda começar pelo quarto com tapetes passadeiras, abajures, adesivos e roupas de cama. “É necessário equilibrar de maneira que a peça decorada com a estampa dialogue com o seu entorno. Caso tenha um objeto que destoe totalmente, ele precisa ao menos fazer uma analogia com o ambiente, sendo um objeto de destaque”, explica.

Ela lembra ainda que nesse estilo de decoração é preciso ter cuidado com a iluminação: para os quartos, a ideal é a controlada por dimmers; nas salas, as paralelas por meio de spots e a central, com grandes luminárias embutidas no forro, seja de gesso ou outro material. Além disso, Beth explica que cores intensas e quentes como vermelho, alaranjado, amarelo, tons terrosos e neutros – branco, cinza, preto – combinam muito bem com o animal print.