Alguma coisa errada não está certa: Covid-19 leva Araraquara de novo ao lockdown

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 17 de junho de 2021 às 11:00
  • Modificado em 17 de junho de 2021 às 11:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Momento de crescimento dos casos de coronavírus faz crescer a contestação de que apenas o lockdown seja a melhor medida de combate à pandemia

Araraquara tem índices alarmantes e pode decretar um novo lockdown já neste final de semana (Foto: araraquaraagora.com)

A corrida aos postos de combustíveis em Araraquara deve ser intensa, nesta quinta-feira (17), após Araraquara anunciar um possível novo lockdown.

Segundo o Comitê de Contingência do Coronavírus, as decisões serão tomadas, sem causar transtornos à população.

“Esse foi um setor que já gerou problemas e, portanto, vamos analisar aquilo que pode trazer menos transtornos à população e que possa garantir o abastecimento, evitando aglomerações”, explicou a secretária da Saúde, Eliana Honain, em notícia publicada pelo portal araraquaraagora.com.

A secretária não adiantou determinações do decreto, pois uma reunião, nesta manhã (17) vai definir detalhes dessas regras.

Segundo Honain, o decreto entrará em vigor, possivelmente neste domingo (20), mas deve ser divulgado já neste sábado (19).

Em Araraquara, a decretação de medidas restritivas são automáticas. Um decreto anterior do prefeito estabelece os critérios para definir as restrições ou mesmo o lockdown.

Pela primeira vez depois de ter conseguido reduzir os números da pandemia com o fechamento total das atividades,  Araraquara voltou a atingir índice de contaminação por covid-19 suficiente para a decretação de um novo lockdown.

Já no dia 8 deste mês, de 563 amostras analisadas, 21,13% deram positivo para o coronavírus.

Se o índice acima de 20% fosse mantido por mais dois dias, o fechamento das atividades seria automático, segundo decreto municipal.

É também a primeira vez nos últimos 90 dias que a cidade volta a ter pacientes à espera de leitos de UTI.

Araraquara decretou lockdown de dez dias em fevereiro deste ano e conseguiu uma grande redução nos casos da doença. Agora, volta a viver um novo pico da pandemia e está em situação de alerta máximo.

Entenda o lockdown

O decreto vigente em Araraquara prevê um lockdown de sete dias, no mínimo, caso o número de positivados alcance um determinado índice em três dias consecutivos ou cinco dias em um período de uma semana.

Esse índice é referente a 20% de todos os exames realizados ou 30% das pessoas sintomáticas.

O índice foi alcançado na terça-feira (15), quarta-feira (16) e quinta-feira (17).

“Cumprindo o decreto, nós vamos fazer o lockdown, infelizmente. Com essa quantidade de pessoas positivadas diariamente, o sistema de saúde não suporta. Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), principalmente os públicos, estão lotados”, afirmou.


+ zero