Escritores da AFL participam de antologia em homenagem ao bicentenário de Franca

  • Robson Leite
  • Publicado em 17 de novembro de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Organizada pelo presidente da AFL, Carlos Roberto Goulart, o Carogo, a antologia de textos homenageia os 200 anos da cidade de Franca

A AFL (Academia Francana de Letras) esteve presente na noite de lançamento do livro Bicentenário Franca – Uma História Feita de Versos”, realizado na sede da OAB-Franca na última sexta-feira, 14.

Trata-se de uma antologia de textos em homenagem aos 200 anos da cidade de Franca, organizada pelo escritor e presidente da AFL, Carlos Roberto Goulart, o Carogo.

Ao todo, 69 escritores locais participaram da antologia, com um ou mais textos. Entre eles, os membros da Academia:

Baltazar Gonçalves, Bruno Piola, Carlos de Assumpção, Carogo, Cesar Colleti Menozzi, Cirlene de Pádua, Eric Vinicius Galhardo Lopes, Hélio Coelho França, Ibrahim Haddad, Ivani Marchesi, Jane Mahalem, Joelma Ospedal, José Andrade Pires, José Antônio Pereira, José Carlos Vaz, José Borges da Silva, José Lourenço Alves, Luis Cruz de Oliveira, Maria Conceição Castro da Silva, Maria Silvia Rodrigues Alves, Paulo César Côrrea Borges, Silvio Marques Garcia, Sônia Machiavelli, Tânia Mara Pinto de Sousa, Walter Peres Chimello e Zelita Verzola.

Apresentações

A acadêmica Regina Bastianini revisou e assinou uma das orelhas da obra. A outra orelha foi escrita por Walter Chimello, e o prefácio, assinado por Sônia Machiavelli. Já o preâmbulo ficou a cargo do arquiteto Marcelo Pini Prestes.

O evento de lançamento da antologia foi marcado pelos discursos de autoridades, como o próprio Carogo, o jornalista Renato Valim, a presidente da OAB-Franca, Luiza Gouvêa, e a empresária Flávia Lancha, também uma das coautoras do livro.

Também houve apresentações musicais e declamação de poesia, como o Slam Otávio Martins, Geminhos com Folia de Reis e grupo “Ame Sua vida”.

Página da história francana

A imortal francana Cirlene de Pádua também entoou uma valsa, emocionando todos os presentes. O cerimonialista foi Erismar Tanja.

Carogo considerou o evento um sucesso. “Foi uma noite sensacional e memorável, de muito brilho, de muita poesia, de muita música, e será mais uma página da História que Franca terá pra contar. Gostaria de agradecer a todos pela acolhida, nas redes sociais todos exaltaram que foi um evento à altura da magnitude da nossa querida cidade de Franca”, comentou.


+ Artes