Projeto dos Precatórios deve ser aprovado por 11 vereadores no Legislativo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de maio de 2018 às 19:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores da base vão votar com Gilson, prejudicando os interesses de quase cinco mil servidores

Nos bastidores da política francana, a informação desta segunda-feira é que a Câmara deverá aprovar o projeto que prevê mudanças nos valores dos precatórios na cidade. Aliados do prefeito Gilson de Souza (DEM) dizem ter “apalavrados” pelo menos 11 vereadores, entre os da base governista e os “independentes”.

Pela convergência política dos bastidores, somente Adermis Marini e Kaká, do PSDB, e Marco Garcia (PPS) votarão contra a aprovação do projeto. Os demais deverão seguir o governo e votar com Gilson. São necessários somente oito votos para o projeto passar.

O secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Cléber dos Reis, esteve na Câmara, na última terça-feira, para explicar aos vereadores o projeto de lei que prevê alteração nos valores das Obrigações de Pequeno Valor no município de Franca. Seu argumento mais forte é de que não “haverá prejuízo” aos servidores, que receberão os valores dos precatórios em até dois anos e corrigido.

O prefeito Gilson de Souza quer diminuir o piso dos precatórios de 30 para 7 salários mínimos. Toda ação judicial entre esses valores não terá de ser paga à vista, como é atualmente. 

Com a rejeição unânime de mais de 120 servidores, em assembleia, a “batata quente” foi parar para a decisão da Câmara. Gilson tem pressionado dizendo que não tem dinheiro para pagar as ações ja julgadas e em tramitação. Sua equipe diz que restam R$ 25 milhões e que outras áreas serão prejudicadas. Para o sindicato, o problema é gestão e não os pagamentos aos servidores.

Se os vereadores aprovarem, serão solidários ao prefeito mas se “queimarão” com uma categoria de quase cinco mil trabalhadores – com significativo peso eleitoral -, muitos formadores de opinião. 

Se de fato os vereadores não fecharem com Gilson, ele terá que pagar à vista aos servidores todas as ações com valor menor que 30 salários mínimos – em torno de 28 mil reais.


+ Política