Com maior o nº de casas espíritas do mundo, saiba como a doutrina chegou em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de julho de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade tem a maior concentração de casas espíritas do mundo e cerca de 8% da população se declara espírita.

Médium João Berbel durante reunião espírita no IMA

 

A morte do médium Chico Xavier, um dos maiores líderes do espiritismo no Brasil, completou 20 anos na última quinta-feira (30) e Franca tem uma tradição forte dentro do espiritismo.

O primeiro contato da cidade com a doutrina, de acordo com a historiadora Marcia Pereira, foi no século 19.

“Um homem chamado José Marques Garcia conheceu o espiritismo, como todos os outros, na casa de pessoas”.

“Porque os espíritas se reuniam mais ou menos escondidos na casa de adeptos e liam dois livros que tinham conseguido traduzir do francês de Alan Kardec, que é O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritas”, diz.

José Marques Garcia foi pioneiro na introdução da doutrina espírita em Franca – foto Grupo Beneficente José Nunes Feller

 

Desde então, o interesse pela doutrina espírita só cresceu. Hoje, cerca de 8% da população do município se declara espírita. Franca é a cidade com mais casas espíritas no mundo. São 100 locais registrados e atuantes.

Fundado há 60 anos, o Centro Histórico Casal Novelino é um dos mais tradicionais. Segundo o pediatra Cléber Rebelo Novelino, os fundadores sempre seguiram a caridade e o amor ao próximo, pilares que até hoje chegam a mais de 1,6 mil alunos.

“O casal Tomaz Novelino e Aparecida Novelino, ele médico e ela professora, iniciou uma escola em 1944 junto a sua casa no centro da cidade”.

“Era uma escola para todo mundo, mas que se baseava na filosofia espírita. Conheceram Chico Xavier no Correio e o Chico os convidou para participar da reunião que eles faziam, que eram reuniões espíritas”, conta.

Nessa reunião, ainda segundo Novelino, o médium teria recebido uma comunicação de Eurípedes Barsanulfo, que foi professor de Tomas.

“Essa comunicação foi o maior estímulo ao casal para que se envolvessem nesse trabalho, porque mostrou a importância desse trabalho na educação dentro da visão da doutrina espírita e que Eurípedes estaria junto com eles”.

“O trabalho foi muito difícil, eles se dedicaram muito pra isso, mas esse pontapé inicial que foi dado ali com Chico foi muito importante”.

O médico Tomaz Novelino – foto Verdade On

 

Outra casa espírita bastante atuante na cidade é o Instituto Medicina do Além (IMA), que realiza diversas cirurgias espirituais em mais de 50 mil pessoas todo mês.

Médium responsável pelo IMA, João Berbel foi influenciado por seu mentor espiritual Alonso y Alonso, que foi prefeito e médico atuante em Franca.

“O Chico Xavier foi um grande missionário de Jesus. Ele teve a oportunidade, muitas vezes, de estar em Franca, nessas cidadezinhas perto de Franca”.

“Eu tive a oportunidade, várias vezes, de estar junto com o Chico. Tive a oportunidade também de realizar uma cirurgia espiritual no Chico. Ele tinha problema pra falar e assim que nós realizamos a cirurgia no Chico, ele voltou a conversar”, revela Berbel.

Segundo ele, foi por meio de Chico Xavier que ele passou a realizar cirurgias com as mãos.

“Depois que encontrei com o Chico que ele pediu que eu fizesse a cirurgia nele, ele me disse ‘você tem tanto poder nas mãos, você é médium, você não é médico”.

“Foi depois disso que eu abandonei as lâminas do bisturi e comecei a fazer a cirurgia somente com as minhas mãos”.

Médium João Berbel em atendimento para cirurgia espiritual – foto UOL

*Informações G1


+ Religião