Símbolos da Páscoa: veja quais são e seus significados

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de março de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além do significado religioso, a Páscoa também é associada a tradições e símbolos que fazem parte dos rituais das comemorações

Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos – foto Shutterstock

 

A Páscoa é uma festa religiosa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A data é comemorada em muitos países ao redor do mundo, simbolizando esperança, renovação e vida nova.

Além do significado religioso, a Páscoa também é associada a tradições e símbolos que fazem parte dos rituais das comemorações. Abaixo, confira quais são os símbolos da Páscoa e os seus significados.

Quais os símbolos da Páscoa?

A celebração da Páscoa é marcada por diversos símbolos que possuem significados profundos e variam conforme as tradições culturais e religiosas.

O cristianismo, por exemplo, tem alguns símbolos considerados sagrados para a religião.

Símbolos de origem cristã

Círio Pascal

Círio Pascal – foto ACI Digital

 

O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas da Semana Santa.

Durante a vigília pascal são inseridos na vela os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz. Ela é acesa no sábado de aleluia e sua luz representa a ressurreição de Jesus Cristo.

Ramo de palmeira

Foto Freepik

 

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.

Atualmente, as folhas de palmeiras são usadas na decoração das igrejas durante as comemorações da Semana Santa, como um sinal de “boas-vindas a Cristo”.

Pão e vinho

Foto Freepik

 

O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

A Última Ceia é lembrada na Quinta-Feira Santa, data em que se inicia o momento mais importante da Semana Santa: o Tríduo Pascal, formado pela Quinta-Feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo.

Sinos

Os sinos são um importante símbolo da Páscoa. Todo domingo nessa época, os sinos das igrejas católicas tocam festivamente para comemorar a ressurreição de Jesus.

Assim, eles são um anúncio da vitória de Cristo contra a morte e de esperança para todos os cristãos.

Peixe

O peixe é um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos no acróstico IXTUS (peixe, em grego). As letras são as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios, Sopter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”.

Além disso, faz parte do ritual comer peixe na Semana Santa, como forma de praticar o jejum e a abstinência.

Símbolos de origem pagã

Além dos símbolos de origem cristã, existem também símbolos de origem secular, ou seja, que são tradicionais na celebração da Páscoa, mas que não têm necessariamente sentido religioso.

Ovos de Páscoa

Foto Freepik

 

A tradição de presentear ovos durante a Páscoa remonta a tempos antigos, antes mesmo da celebração ser adotada pelo Cristianismo.

Na Antiguidade, povos pagãos viam o ovo como um símbolo de vida e renovação, representando a chegada da primavera e o fim do inverno.

A tradição evoluiu ao longo dos séculos, incorporando diferentes práticas e elementos. Hoje, os ovos são feitos de chocolate, mantendo-se como um presente popular durante a celebração da Páscoa em muitas partes do mundo.

Coelho da Páscoa

Foto Freepik

 

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas.

Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na ressurreição de Jesus Cristo.

Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.

Com o passar dos tempos, os coelhinhos de chocolate entraram para os costumes das festividades da Semana da Páscoa.

Como usar os símbolos da Páscoa

A decoração de Páscoa para o almoço de domingo pode ter alguns dos símbolos da data. Abaixo, separamos algumas ideias fáceis de como deixar sua casa pronta para a comemoração.

Coelho da Páscoa

O coelho de Páscoa é um símbolo que já se consagrou na decoração para a festividade. Faça um molde de coelho e recorte vários em papéis coloridos e estampados.

Cole uma bolinha de algodão para fazer o rabinho. Cole os coelhinhos em um barbante e pendure no ambiente que desejar.

Ovos de Páscoa

Os ovinhos de Páscoa não podem faltar na sua decoração. Assim, junte as crianças e use a criatividade para pintar alguns ovos para o feriado.

Para isso, primeiro é necessário esvaziar o ovo de seu conteúdo, lavá-lo, deixá-lo secar para depois pintá-lo com tinta guache de sua preferência.

Velas

As velas são ideais para criar um ambiente aconchegante e acolhedor em casa. Na Páscoa, invista em velas decoradas com elementos da data, como ovos, coelhos e flores.

As velas decorativas são fáceis de fazer, além de muito baratas, sendo uma excelente opção para decorar a casa para a Páscoa.

*Informações Alto Astral


+ Religião