Os impactos da fé e das orações durante o tratamento de doenças como o câncer

  • Nene Sanches
  • Publicado em 29 de novembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando as pessoas recebem um diagnóstico de câncer, é importante entender que o corpo, a alma e o espírito devem ser tratados

Segundo uma pesquisa realizada pela National Library Of Medicine (NIH), a espiritualidade pode ajudar as pessoas na diminuição de conflitos psicológicos, principalmente entre os homens.

Quando o assunto é o Câncer de Próstata, que corresponde a 13,5% total de todos os cânceres do mundo segundo da Organização Mundial da Saúde (OMG), o sexo masculino é o que mais desencadeia sentimentos que impactam de forma negativa o tratamento, como ansiedade e depressão.

E isto tem uma razão científica: o conflito psicológico. De acordo com a pesquisa do NIH, alguns pacientes lamentam a escolha e o processo do tratamento. Tal fato está associado à menor qualidade de vida física e mental.

Além da ansiedade e depressão, cerca de 25% dos pacientes tendem a ter taquicardia, falta de ar, aperto no peito, sensação de desemparo ou até mesmo quadros depressivos como tristeza, perda de energia e perda de prazer.

Palavra do médico

“Mesmo que a pessoa saiba que existem tratamentos eficazes, estes sentimentos podem atrapalhar durante o tratamento oncológico”, explica o médico psiquiatra, Dr. Ismael Sobrinho.

Como forma de apoio, a espiritualidade é um grande aliado nestes momentos. “Vários estudos mostram que a fé se torna um mecanismo de ajuda e socorro para estes pacientes. De fato, a espiritualidade nos mostra que Deus tem o controle sobre nossas vidas, a Bíblia nos diz que não há nada ou nenhum sentimento que esteja fora do alcance dele. Desta forma, a fé nos faz olhar os recursos não apenas espirituais, mas também físicos, ou seja, a cirurgia, e os tratamentos físicos e emocionais”, ressalta o profissional.

Quando as pessoas estão diante de um diagnóstico de câncer, é importante entender que o corpo, a alma e o espírito devem ser tratados. A medicina, os recursos emocionais e a fé andam juntos para trazer melhores resultados.

Os devocionais diários, isto é, momentos de dedicação, de devoção ou de declarar o amor a Deus, também é uma prática recomendada, pois serve como forma de auxílio para as pessoas manterem uma rotina saudável.

Espiritualidade

Com o Glorify, por exemplo, é possível realizar um momento devocional diário, ler a Bíblia, fazer orações individuais ou compartilhadas, escutar músicas e testemunhos e muito mais.

“Pessoas que possuem espiritualidade durante o tratamento de alguma doença têm uma evolução melhor de bem-estar, respondem melhor ao tratamento e tem menos efeitos colaterais de quimioterapia e radioterapia. Ela serve como um mecanismo de proteção mental”, reforça Dr. Ismael.

Sobre o Glorify

Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo cristão de devocional diário que cria espaço e estrutura para que todas as pessoas se conectem com Deus todos os dias.

Projetado para ajudar a adquirir bons hábitos de adoração com conteúdo de qualidade, o Glorify oferece leituras diárias da Bíblia sobre temas relevantes, meditação guiada, música de adoração e espaço para reflexão e oração.

Cristãos em todo o mundo são guiados por pequenas rotinas de adoração para fortalecer seu relacionamento com Deus e reabastecer seu espírito todos os dias.

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store e Apple Store.