Domingo de Ramos: Saiba o significado da data que abre a Semana Santa para católicos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de março de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Domingo de Ramos abre a Semana Santa, que antecede a Páscoa e marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Domingo de Ramos abre a Semana Santa para a Igreja Católica – foto Freepik

 

Data tradicional no calendário católico, o Domingo de Ramos é celebrado neste domingo (23). A data abre a Semana Santa, que antecede a Páscoa e marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A data recorda o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, onde aconteceu a ressurreição. Segundo a Igreja Católica, as pessoas da região o receberam com mantos e com ramos das árvores para demarcar o caminho.

“Conhecida também como Domingo da Paixão do Senhor, é a data que abre a Semana Santa. Na liturgia, o Domingo de Ramos introduz a celebração que lembra a última semana da vida de Jesus”, explica o padre Jaime, da Diocese de Taubaté (SP).

Por esse motivo, os ramos são usados até os dias atuais. “As principais tradicionais católicas nesse dia são participar da Procissão de Ramos e colocar um ramo na porta de casa, para estar em sintonia e comunhão com a data”, afirma o padre Jaime.

O Domingo de Ramos é o único domingo do ano em que é lido o trecho do Evangelho em que se narra a paixão de Cristo.

*Informações G1


+ Religião