São Paulo já soma 25 casos relacionados à variante brasileira do novo coronavírus

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2021 às 22:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dos 25 casos, 12 foram detectados em Araraquara, dez na capital e três na cidade de Jaú, na região central do estado

O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, descarta circulação da variante do Reino Unido no Estado – Foto: Arquivo/Jornal da Franca

Subiu para 25 o número de pacientes que contraíram a variante brasileira do novo coronavírus no estado de São Paulo.

Destes, 16 foram classificados autóctones, ou seja, indivíduos que não estiveram no Amazonas e nem entraram em contato com pessoas que viajaram ao estado.

A maior parte dos contágios está concentrada na cidade de Araraquara, no interior paulista.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn

“Nós temos, já na cidade de São Paulo, no município de São Paulo, uma pessoa. Nós tivemos na região de Araraquara 12 (diagnósticos), e na região de Jaú, três (casos). Portanto, são 16 casos autóctones”, disse Gorinchteyn ao telejornal “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo.

Segundo o secretário paulista, foi descartada a circulação da variante do Reino Unido, conhecida como B.1.1.7 e prevalente em diferentes países europeus.

Assim como a brasileira, a linhagem é mais infecciosa por causa de mutações na proteína S, usada pelo vírus para infectar células humanas.

No último domingo, em entrevista à Globo News, o dirigente da secretaria chegou a atribuir casos de Covid-19 relacionados com à variante britânica, mas a tese foi descartada.

“Agora pela manhã, por coincidência, a pesquisadora Ester Sabino (da USP) nos comunicou que das três cepas que haviam sido colocadas como cepas britânicas, elas foram resequenciadas e afastou-se a possibilidade da cepa britânica. Porém, se aumentou as estatísticas. Nós tínhamos oito casos em Araraquara para a cepa P1, que era do Amazonas, e elas passaram a consagrar como 12 cepas. Portanto, mais quatro cepas da P1”, afirmou Gorinchteyn.

Dos 25 casos relacionados à variante brasileira em São Paulo, 12 foram detectados em Araraquara, dez na capital e três na cidade de Jaú, na região central do estado. No total, 16 são considerados autóctones: todos de Araraquara, um em São Paulo e os três de Jaú.

Em razão dos novos casos, Araraquara decretou um lockdown por 15 dias na tentativa de interromper a cadeia de transmissão da nova variante. Manaus viveu no princípio de janeiro um colapso do sistema hospitalar que resultou na falta de oxigênio para pacientes da Covid-19.

“Felizmente essa mostra britânica não está circulante, mas ao invés de oito casos que haviam sido documentados para Araraquara, se passou para 12 casos da variante P1. Isso últimos dados que foram estratificados agora de manhã”, declarou o secretário de Saúde de SP. “Sequenciamento do material genético pode dar alguma modificação e precisam passar por alguma calibragem”.

As informações são do jornal Extra.


+ Saúde