Professor da rede pública de Franca concorre a prêmio nacional: você pode ajudar

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 12:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jefferson Lamarca usou a metodologia MenteInovadora para potencializar o aprendizado de geometria

​O professor Jefferson Lamarca, da E.E. Ângelo Scarabucci de Franca, está concorrendo ao prêmio nacional de educação Mind Lab Inspira e precisa de votos na reta final da votação popular. 

O prazo termina na próxima quarta-feira, 20 de fevereiro. Após superar a disputa com 60 projetos da rede pública, o educador de Franca ficou entre os 9 professores finalistas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. 

Para ajudar a iniciativa de Franca a vencer, basta clicar e votar: http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira

O concurso Mind Lab Inspira reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil.

O projeto do educador utiliza o jogo Formas e Cores para ensinar geometria de maneira prática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 

Em vista de potencializar o aprendizado adquirido com o jogo, o professor também aplicou o “método do semáforo”, que orienta os alunos a parar e pensar antes de tomar uma atitude para solucionar qualquer problema.

“No ensino da matemática, costumamos enfrentar o desafio do ensino contextualizado da matéria e a consolidação das estratégias para resolução de problemas. Após as experiências com o jogo Formas e Cores, os alunos assimilaram novas formas de resolverem questões de geometria e passaram a ter menos dificuldade com a matéria”, diz Jefferson.

Prêmio

Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e estão expostos na plataforma para votação popular. 

O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.

A seleção do Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula. 

Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de execução da atividade por outros professores.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora. 

“Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. 

O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. 

Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. 

Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. 

Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. 

Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais.

No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.


+ Educação