Estado de São Paulo é a principal escolha para investimentos no país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2017 às 16:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reconhecido como maior pólo econômico e industrial do Hemisfério Sul, números são destaque

O Estado de São Paulo é, reconhecidamente, uma das grandes potências da economia brasileira. Só em 2015, foi responsável por 34% da renda interna gerada no setor de serviços. Além disso, foi responsável por 32% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, alcançando volume maior que o de países como Chile, Bélgica, África do Sul, Singapura.

Com aproximadamente 44 milhões de habitantes, é o Estado mais populoso e mais rico do país, concentrando o 4° maior mercado consumidor da América Latina.

Sua localização estratégica, já que faz divisa com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, possui 645 munícipios e faz com que esse seja um dos grandes atrativos para investidores.

O Estado de São Paulo concentra 25% do total de instituições de educação superior do Brasil. As três universidades públicas paulistas figuram entre as melhores do País, com reconhecimento internacional. São Paulo abriga ainda a maior rede gratuita de ensino técnico e profissionalizante do Brasil, com destaque para o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Também é responsável por mais de 70% do total investido em Pesquisa e Desenvolvimeto no Brasil, contando com uma grande rede  de instituições de pesquisas públicas e privadas e uma das principais agências de pesquisas do país, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outros quesitos fazem de São Paulo o principal Estado brasileiro não só para investimentos, mas para se viver. Qualidade de vida é o que se encontra por muitos que vêm em busca de oportunidades. Mais de 90% de todos os munícipios paulistas apresentam alto índice de desenvolvimento humano.

Políticas de incentivo que visam estimular o crescimento da economia, bem como os vários pólos de turismo, atraem visitantes, migrantes e empresários em busca de lucro certo para seus investimentos. E tudo isso se reflete no desenvolvimento das cidades paulistas.


+ Desenvolvimento