Vice-governador reafirma em entrevista na TV: Franca está perto da retomada de voos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Flávia Lancha, Felício Ramuth e Daniel Bassi falam sobre retomada dos voos

O vice-governador Felício Ramuth (PSD) reafirmou que sua cidade natal e base eleitoral, São José dos Campos, e Franca estão na iminência de terem voos comerciais regulares em seus aeroporto.

Antes dessa fala, feita na TV Record do Vale do Paraíba, ao jornalista francano Leandro Vaz, Ramuth já havia confirmado que Franca deverá ter em breve os aviões da Gol no aeroporto local.

A informação foi passada por Ramuth à empresária francana Flávia Lancha, de quem é bem próximo, em uma ligação na manhã de quarta-feira. Flávia e o vereador Daniel Bassi se reuniram com Ramuth por duas vezes pra solicitar ajuda do Estado na questão.

Ramuth explicou que uma resolução publicada pelo governo na segunda-feira, dia 04, deve acelerar a retomadas dos voos comerciais.

O governo do Estado de São Paulo fechou o cerco para as companhias aéreas comerciais, o que deverá beneficiar diretamente a São José dos Campos e Franca.

Benefício fiscal

Para utilizar a redução do ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – concedida pelo governo, elas terão de colocar voos comerciais em aeroportos sem atividades ou subutilizados no interior do Estado. Um desses aeroportos é o de Franca.

Pela resolução, para usufruir da redução de ICMS de 13,5% para 12%, as empresas terão que cumprir requisitos, sob pena de perder o incentivo fiscal.

São condições como:

– Começar a operar voos em duas cidades que ainda não possuem linhas regulares até 30 de março de 2024 com, no mínimo, duas linhas regulares semanais;

– Começar a operar voos em quatro cidades que ainda não possuem linhas regulares até 30 de novembro de 2024 com, no mínimo, duas linhas regulares semanais;

– Implementar o programa de “stopover”, em que os passageiros com escala no Estado de São Paulo possam optar por permanecer até três dias em alguma cidade paulista, sem custo adicional no valor da passagem aérea.

Atuação conjunta 

“Recebi a ligação do vice-governador para informar que Franca será prioridade na implantação de novas linhas. Esse é um pedido que fiz em conjunto com o vereador Daniel Bassi nos últimos encontros que tivemos com o vice-governador em São Paulo.”, contou.

Flávia também conversou com a presidente da ABEAR – Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Jurema Monteiro.

“Ela confirmou a informação dada pelo Felício Ramuth e disse que Franca deve receber uma nova linha de voos assim que alguns ajustes no aeroporto forem concluídos”.

Bassi otimista 

Ao receber a notícia sobre a provável  retomada, o vereador Daniel Bassi, que vem trabalhando para a instalação de voos comerciais em Franca desde que assumiu sua vaga na Câmara, comemorou:

“Fico feliz em ver que o governo cumpriu com o que falou pra gente. Franca agradece”, afirmou ele que esteve recentemente reunido com o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, em Jundiaí para tratar do assunto.

E como está Franca?

O aeroporto de Franca está em uma situação privilegiada. A Resolução Conjunta prevê que os voos devem ser implementados desde que haja a estrutura aeroportuária para tanto.

Na cidade, onde deverá operar Boeing’s 737 da Empresa Gol, a pista atende a todos os requisitos, assim como a estrutura para passageiros, sistema de telecomunicação, iluminação e demarcação de pista, esteira de bagagem e torre de controle.

A responsável pelo local é a empresa VOA, que já investiu quase R$ 3 milhões para fazer as adequações necessárias.

“A única pendência operacional é a mudança de categoria do aeroporto francano de 2C para 3C, cuja documentação e procedimentos necessários já foram adotados pela VOA. Estamos no aguardo da reposta positiva da Força Aérea Brasileira e da ANAC”, disse Bassi.

Esforço conjunto

Flávia e Daniel afirmam que a notícia chegou num momento em que a economia e o turismo precisam – e têm condições – de crescer.

“Fico muito feliz em ver o esforço do governo do Estado em contribuir para o desenvolvimento de Franca e região e quero agradecer ao vereador Daniel Bassi por toda sua luta para a retomada dos voos”, disse Flávia.

Bassi afirmou que está muito confiante com o retorno dos voos. “A Flávia e eu pedimos a intervenção do governador, do secretário Lucena, e ambos afirmaram que o Estado agiria. Essa Resolução vem de encontro a isso. Agradeço ao Felício, o Lucena e à Flavia pela ação em prol de Franca”, disse Bassi.


+ Desenvolvimento