ACIF sedia encontro pela realização do Fórum Internacional de Cidades Criativas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de maio de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa do Nepec, evento mobilizou autoridades e instituições do município em torno do tema, na manhã desta sexta; Uni-Facef é apoiadora da ação

Tânia Mara Souza com o palestrante Décio Coutinho e Tarciso Bôtto, presidente da ACIF

 

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) sediou, na manhã da última sexta-feira, 14, um encontro entre autoridades e instituições do município de Franca promovido pelo Nepec – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa ligado ao Programa Empreender, da ACIF –, com o apoio do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca).

O objetivo do evento foi propor iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade de Franca por meio da realização do Fórum Internacional de Cidades Criativas.

“Cidades Criativas são cidades que estimulam a cultura, o esporte e a educação: que têm a cultura e a criatividade como seus principais eixos de desenvolvimento econômico, social e ambiental”, afirmou Décio Coutinho, especialista no tema e idealizador do Fórum que chegará a sua 5ª edição.

De acordo com ele, o Fórum se divide em cinco eixos que vão desde a sensibilização da comunidade para a economia criativa e a promoção de um grande evento com a participação de especialistas internacionais, nacionais, locais, bem como da comunidade, até a formulação de relatórios com planejamento de ações a serem desenvolvidas no município a partir das discussões do Fórum e a entrega de resultados.

O Fórum Internacional de Cidades Criativas 2021 deve acontecer na primeira semana de dezembro e sua estruturação passa a ocorrer a partir de hoje.

“Tivemos a participação de agentes importantes de nossa comunidade no encontro de hoje e, agora, nos cabe fazer acontecer, trabalhar”, afirmou o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

Estiveram presentes representantes do Sebrae, Senai, Sesi, Ciesp, Fatec, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Fussol, Câmara Municipal, Mulheres do Brasil, Academia Francana de Letras, Faculdade de Direito e empresários, totalizando 33 pessoas, estando 28 delas presencialmente e cinco online.

O vice-prefeito de Franca, professor Everton de Paula, marcou sua presença.

“Saio deste evento muito motivado e feliz de saber que Franca está no caminho certo, apesar da pandemia. Estou à frente de diversos projetos voltados para a cultura e sei que nós temos muito potencial criativo. Iniciativas como essa do Nepec devem ser valorizadas e tem todo meu respeito e respaldo”, disse a autoridade.

Para a coordenadora do Nepec, Tânia Mara Pinto de Sousa, o encontro foi um marco para a cidade.

“Começamos, hoje, um novo capítulo da história de Franca. Reunimos lideranças em torno do tema “Cidades Criativas”, que é o que fará a cidade se desenvolver, gerar emprego e renda”, disse.

“Sou a idealizadora e coordenadora do Nepec, mas temos uma equipe de pessoas sensacionais que fizeram com que esse evento pudesse acontecer.”

O evento aconteceu no Centro de Educação Empresarial da ACIF, espaço que comporta 100 pessoas.

Todos os 28 convidados fizeram o uso de máscara, sentaram-se com distanciamento, tiveram acesso a álcool em gel e ventilação natural, respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pelo Plano São Paulo.

 

Crédito da imagem: ACIF/Divulgação