Escola do Legislativo é inaugurada na Câmara Municipal de Franca

Agora, será possível proporcionar capacitação para parlamentares, servidores e cidadãos

Postado em: em Política

A Câmara Municipal de Franca agora possui, oficialmente, a sua Escola do Legislativo, que proporcionará capacitação para parlamentares, servidores e cidadãos. A cerimônia oficial de inauguração aconteceu no final da tarde de ontem, 16, no Plenário da Casa de Leis, com o Plenário lotado.

Entre os objetivos do órgão, estão o de possibilitar uma melhor compreensão das funções do Poder Legislativo; oferecer suporte conceitual e treinamento para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; capacitar a comunidade em temas relacionados às atividades institucionais do Poder Legislativo e potencializar o debate político referente a temas de interesse da municipalidade.

Formaram a Mesa de Honra da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Franca, o vereador Donizete da Farmácia (PSDB); o coordenador legislativo da Casa de Leis, Carlos Eduardo Evangelista; o presidente da ABEL (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Augusto Coutinho Madruga; o presidente da APEL (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas), Roberto Lamari; a coordenadora pedagógica do Instituto Legislativo Paulista da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Thais Horta, e os representantes do Diretório Acadêmico “28 de Março” da FDF (Faculdade de Direito de Franca), Julio Taliberti e Deborah Medeiros.

Donizete foi o primeiro a discursar, agradecendo o apoio das pessoas que auxiliaram a criar o órgão legislativo. Entre eles, estão os vereadores da atual legislatura, os quais aprovaram a Resolução nº 586/2018, que criou a Escola do Legislativo, e os servidores da Casa. “O presidente, se não tiver um grupo para trabalhar junto, se não tiver parcerias, dificilmente vai obter êxito”, afirmou.

“Hoje é um grande dia para a Câmara Municipal. Desde a Resolução nº 586, realizamos seis eventos, mas faltava a inauguração oficial. Todos os servidores e parlamentares abraçaram a Escola do Legislativo e ela caiu nas graças do povo. Todos nos acolheram. É uma forma de o Poder Legislativo se aproximar da sociedade”, comentou Evangelista. Taliberti, Horta, Lamari e Madruga também se pronunciaram. “A função principal da Escola do Legislativo é capacitar e profissionalizar o servidor público. Ele precisa permanentemente se aperfeiçoar para exercer bem a sua função”, finalizou Madruga.

Logo após a inauguração da Escola do Legislativo, o Plenário da Câmara foi utilizado pelo Diretório “28 de Março” para a realização do IV Congresso Nacional Simulado, uma atividade na qual os alunos se dividem em partidos e debatem temas de relevância social. Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal de Franca assinou um protocolo de intenções com a ABEL. Por motivos da realização do Congresso, a Casa de Leis Francana não pôde firmar a mesma parceria com o Diretório 28 de março, mas a assinatura foi remarcada para hoje, 17.

A inauguração pode ser assistida pelo Youtube, no link:


Artigos Relacionados