Saiba como acabar com a fome emocional e eliminar gordura em tempo recorde

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de agosto de 2020 às 00:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aprenda a diferenciar a fome física da emocional e testemunhe o ponteiro da balança se mover a seu favor

​Uma generosa parcela da população recorre mais frequentemente a fast foods e guloseimas quando há picos de estresse ou tristeza. 

Esse comportamento de “enfiar o pé na jaca” em todo e qualquer momento de instabilidade, como uma espécie de válvula de escape, é conhecido como fome emocional, e pode estar arruinando a sua dieta.

Comer sob estresse é um mecanismo comum, mas está longe de ser uma maneira saudável de lidar com a comida”, alertou a nutricionista Jane Clarke em recente matéria sobre hábitos alimentares do jornal The Sun. 

A especialista em ciência alimentar Emma Bullock-Lynch, outra fonte ouvida pelo periódico inglês, disse que, por essas e outras razões, é de extrema importância sabermos distinguir a fome física da emocional.

Para ensinar como fazer isso, as especialistas se uniram e elencaram seis dicas. Confira!

1. Faça um lanche

Prepare um lanche adequado para si, ao invés de beliscar diversas guloseimas ao longo do dia. Entre as sugestões de lanchinho ideal estão frutas secas com nozes ou maçã picada com iogurte grego integral.

2. Mantenha um diário

Anote tudo que ingerir ao longo da semana e tente identificar em quais momentos do dia você sente mais fome, ou seja, em quais momentos do dia seus níveis de estresse vão às alturas. A ideia, aqui, é trabalhar para quebrar esse padrão alimentar.

3. Não beba de estômago vazio

Beber de estômago vazio pode levar o álcool direto à sua cabeça e fazer você se sentir ainda mais ansioso depois que a euforia inicial dos drinques passar. A bebida também costuma aumentar o desejo por salgadinhos e doces. Se identificou, não é?

O recomendado, portanto, é fazer uma refeição nutritiva e satisfatória antes de beber, priorizando alimentos ricos em proteína e gordura boa.

4. Experimente ervas

Chás de ervas são ótimos para acabar com a vontade de açúcar, pois são naturalmente doces e deliciosos.

5. Estoque

Mantenha sua dispensa sempre bem equipada com lanches e refeições saudáveis. Dessa maneira, você evitar pedir delivery em momentos de fome extrema e diminui as chances de compulsão por doces.

6. Distraia-se
As especialistas ensinam que, toda vez antes de comer uma comida altamente calórica, as pessoas devem se perguntar: “Isso vai me nutrir e me fazer sentir bem?”.

Se a resposta for não, a sugestão delas é optar por uma alternativa mais saudável ou fazer algo completamente diferente para mudar o foco da vontade de comer.


+ Comportamento