Nunca emplacado e 0 km: Fusca de 1996 mantém cera de fábrica e vale uma fortuna

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 24 de maio de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Raro exemplar da Série Ouro, que marcou o fim da produção do icônico Fusca em 1996, ainda permanece com cera de fábrica

Comprado zero-quilômetro por cerca de R$ 10 mil, um Volkswagen Fusca 1996 permanece guardado no Espírito Santo do jeito como saiu da concessionária.

O exemplar vermelho Dakar da Série Ouro, que marcou o fim da produção do modelo no Brasil há 26 anos, ainda exibe a cera de fábrica e apenas 20 km no hodômetro. Seu dono não que saber de passá-lo adiante, enquanto especialistas dizem que o carro hoje poderia ser vendido por mais de R$ 200 mil.

Segundo reportagem do portal UOL, o comerciante de carros antigos Reginaldo Gonçalves, o Reginaldo de Campinas, conta que o atual proprietário prefere o anonimato.

Especializado em garimpar automóveis nacionais originais e pouco rodados das décadas de 1980 e 1990, Gonçalves diz que o Fusca hoje pertence a um empresário e colecionador que é o segundo dono da raridade.

Empoeirado, mas limpo

“O primeiro proprietário adquiriu o veículo para guardar. Por isso, manteve a cera de fábrica, que era aplicada para proteger a pintura e retirada somente na entrega, com água quente e querosene. Por isso, o Fusca até hoje tem esse aspecto de empoeirado, mesmo limpo”, explica Reginaldo de Campinas.

Reginaldo acrescenta que o Série Ouro estava guardado em um galpão no Espírito Santo, juntamente com outro Fusca 1986, quando em 2001 o atual dono adquiriu o veículo, “após muita insistência”.

Desde então, permanece com ele. “O carro pertencia a um grande amigo do pai desse empresário. Além da cera de fábrica, traz manual, plástico nos bancos e até o preço pelo qual foi vendido, impresso em uma folha de papel afixada no para-brisa”, destaca Reginaldo, segundo o qual esse VW poderia atingir o preço de R$ 300 mil, se estivesse à venda.

De acordo com negociantes de carros clássicos, o Fusca Itamar, que marcou o breve retorno do modelo e foi produzido entre 1993 e 1996, tem subido de preço e unidades padrão originais em bom estado podem ser vendidas por mais R$ 100 mil.

Fora da curva

O exemplar desta reportagem é um ponto fora da curva, por ser da Ultima Série, cuja produção teria sido de 1,5 mil unidades – das quais apenas 250 exibem a rara e cobiçada cor vermelho Dakar.

“Série Ouro vermelho Dakar é um dos mais desejados e valorizados pelos colecionadores. Se tiver 20 km rodados e cera de fábrica, o dono pode pedir o preço que desejar, dentro da realidade do mercado, é claro, que vai ter gente disposta a pagar”, diz Robson Cimadon, o Alemão, dono da loja Século 20, localizada em Santo André (SP).

“O Série Ouro sempre teve muita força e o preço só tem subido. Traz como diferenciais a tapeçaria luxuosa, o volante de Gol, o emblema na lateral e o painel com fundo branco. Também tem faróis de milha e não traz as faixas laterais”, esclarece.


+ Veículos