Cuidado com o adesivo antirradar: risco de multas e pontos na CNH dos motoristas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 26 de março de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esses adesivos estão criando uma boa dor de cabeça tanto para as autoridades de trânsito quanto para quem opta por utilizá-los.

No Brasil, alguns motoristas estão apelando para um método bastante questionável na tentativa de escapar das multas de trânsito: o uso de adesivos antirradar.

Esses adesivos, projetados para refletir a luz e, assim, dificultar a leitura das placas pelos radares, estão criando uma grande dor de cabeça tanto para as autoridades quanto para quem opta por utilizá-los.

O que são e onde encontrar

Os adesivos antirradar podem ser facilmente encontrados on-line ou em lojas de acessórios automotivos. Eles são atrativos por serem baratos e simples de aplicar, prometendo uma solução rápida para evitar multas. Mas, será que vale a pena?

Eficácia questionável

Há uma grande discussão sobre a real eficácia desses adesivos. Alguns motoristas relatam que eles não entregam o que prometem, falhando em esconder completamente as placas dos radares. Ou seja, o investimento nessa “solução” pode não ser apenas ineficaz, mas também trazer problemas legais.

A visão da lei

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está em alerta quanto a esse assunto de adesivo antirradar. Usá-los é ilegal e as consequências incluem multas pesadas, apreensão do veículo e até a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até dois anos.

Sem falar no risco de ser penalizado com detenção de seis meses a três anos, caso seja enquadrado no crime de adulteração de equipamento de fiscalização de trânsito.

Riscos além das multas

Além das questões legais, há outro perigo significativo: a segurança. Esses adesivos podem interferir na visibilidade das placas, não apenas para os radares, mas também para outros motoristas, aumentando o risco de acidentes.

Pense duas vezes

Para aqueles que pensam em adotar essa estratégia para evitar multas, é fundamental pesar os riscos. As consequências legais e os riscos à segurança fazem com que essa opção seja tudo menos uma solução. Segundo o portal Capitalist, a infração é considerada gravíssima, adicionando sete pontos à CNH do infrator.

Portanto, antes de considerar adesivos antirradar como uma solução mágica para evitar multas, é fundamental pensar em todos os potenciais problemas que eles podem trazer.


+ Trânsito