Quem usa o carro para viajar, a trabalho ou passeio, deve ficar atento às revisões

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 5 de maio de 2022 às 18:30
  • Modificado em 5 de maio de 2022 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Revisões periódicas do veículo ajudam a evitar problemas durante viagens principalmente as mais longas

Revisões periódicas do veículo ajudam a evitar problemas durante viagens principalmente as mais longas

Quem usa constantemente seu carro para viajar, seja a trabalho ou a passeio, precisa estar atento à revisão antes de pegar a estrada. São medidas simples, preventivas e importantes para que sua viagem seja tranquila.

O primeiro passo é verificar se os documentos do veículo estão em ordem, com o licenciamento e IPVA em dia. A validade da carteira de habilitação (CNH) do motorista também deve ser conferida.

No veículo, é importante verificar as condições dos pneus, inclusive do estepe. Se houver bolhas é sinal de que existe algum dano na estrutura e uma substituição deve ser feita.

O desgaste irregular na banda de rodagem é indicativo de desalinhamento da suspensão ou de pressão inadequada no pneu por longos períodos.

Cheque a pressão de todos os pneus e considere a quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

O kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco, que na maioria dos carros fica no porta-malas, embaixo do estepe, deve estar em ordem.

Barulho

Verifique barulhos na suspensão como batidas secas, rangidos ou ruídos que dão a impressão de algo frouxo.

Peças da suspensão sofrem desgastes e necessitam reparos. A falta de manutenção pode comprometer a segurança dos passageiros.

Fique atento ao nível do óleo do motor, sua validade e os demais fluidos e filtros. Caso o prazo de troca esteja próximo, recomenda-se antecipar o processo.

A revisão deve checar se faróis, lanternas e piscas estão funcionando. Muitas vezes o problema é resolvido com uma simples substituição de lâmpadas.

Confira também o funcionamento dos limpadores, desembaçadores, o estado de conservação das palhetas e o nível do reservatório de limpeza. Limpe bem os vidros, pois essa medida facilita o escoamento da água da chuva.


+ Veículos