Você está mais pobre ou o iPhone ficou mais caro? Na ponta do lápis, preço triplicou

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 27 de setembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se fosse lançado neste ano, preço do iPhone 3G corrigido pela inflação teria intervalo de R$ 2.064 a R$ 5.367,87

A linha do iPhone 13 acabou de ser lançada e já está “frustrando” alguns consumidores.

O motivo não é a baixa qualidade, mas o preço alto, inalcançável inclusive para muitos usuários que se habituaram com o telefone da Apple.

Os valores dos aparelhos no Brasil irão de R$ 6.599 (no caso do modelo mais básico, o iPhone 13 Mini com 128 GB de memória) até singelos R$ 15.499 (preço do iPhone 13 Pro Max com 1 TB de memória).

Mas será que é você que está mais “pobre”, e por isso não vai conseguir manter seu aparelho top de linha? Ou será que o preço aumentou de verdade?

Triplo

O Valor Investe fez as contas e chegou à conclusão de que o valor de um iPhone novo triplicou no Brasil desde que o primeiro modelo foi lançado no país.

O primeiro aparelho da linha vendido no Brasil foi o iPhone 3G, em 2008. Os preços variavam de R$ 1 mil a R$ 2.600. Corrigidos pela inflação, esses valores hoje seriam de R$ 2.064,57 a R$ 5.367,87.

Nessa época, o salário mínimo era de R$ 415. Portanto, um trabalhador precisaria de 2,4 a 6,2 salários mínimos para comprar um aparelho do tipo.

Hoje, com o salário mínimo em R$ 1.100, o consumidor precisa de mais de 15 salários para comprar o modelo top de linha.

Diferenças

Desde que a Apple implementou diferentes modelos para bolsos distintos o preço do iPhone “básico” subiu 40%.

Atualmente, os valores do iPhone também mudam segundo duas variáveis. A primeira delas é o tipo de celular. Nesta nova versão existem o iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.

A segunda é a quantidade de memória, que vai de 128 GB até 512 GB nos casos dos modelos 13 Mini e 13 e de 128 GB até 1TB nos casos dos modelos 13 Pro e 13 Pro Max.

É importante frisar que o preço praticado pela empresa criada por Steve Jobs é o mesmo em todos os países. Se ela fabrica um aparelho e o vende com margem de lucro de 20%, essa conta será igual em todos os países.

O “problema” é o custo extra que provém de impostos e da logística, que influencia no valor final pelo qual o aparelho é vendido para o consumidor.


+ Tecnologia