Veja dicas bacanas para o momento da votação na eleição deste domingo

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de outubro de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Momento do voto é muito importante para todos os cidadãos brasileiros

Momento do voto é muito importante para todos os cidadãos brasileiros

Chegou o dia do segundo turno das Eleições deste ano. Confira, abaixo, as principais informações antes de sair de casa para votar.

O horário de votação nas Eleições foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h as 17h do horário de Brasília.

Alguns estados, devido ao fuso horário diferenciado, começam a votação mais cedo. Veja se o seu estado é um deles e fique de olho na hora de início e de término da votação.Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário.

Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Pode apresentar a versão digital da CNH.

Também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no Título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.

Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente.

Quem não votou no primeiro turno das eleições deste ano pode votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência.

Antes de sair de casa, confira seu local de votação. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE. Tudo bem simples e rápido.

Pelo chatbot (assistente virtual), por exemplo, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp.

Lembre-se que no dia da eleição, a Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa dos eleitores para partidos, coligação ou candidato, por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas é proibida propaganda eleitoral.

É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação.

O objetivo é garantir o sigilo do voto. Após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.

Após votar, não precisa pedir comprovante de votação, pois isso já faz parte da rotina de atividades dos mesários, que são treinados com antecedência. A certidão de quitação também serve como comprovante e pode ser retirada no Portal do TSE.

Não precisa assinar o caderno de votação, se você for reconhecido por meio de biometria na urna. Mas, se não houver biometria cadastrada ou não reconhecimento da biometria, você terá que assinar o caderno de votação.

Para denunciar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares, utilize o aplicativo Pardal. O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal.


+ Eleições