Conhecimento em Direito; biblioteca do TRE-SP conta com 16 mil títulos específicos

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Local é muito rico em conhecimento jurídico e aberto ao público

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) conta com uma biblioteca aberta ao público externo.

O acervo é composto, principalmente, de obras jurídicas com foco em direito eleitoral.

“Creio que, no estado de São Paulo, sejamos a maior biblioteca especializada neste ramo do direito. Somos muito procurados por advogados, estudantes e pesquisadores”, ressalta Paulo Gutkoski, responsável pela administração do espaço.

São cerca de 16 mil títulos no acervo físico, entre livros, revistas enciclopédias, dicionários e guias. Também há obras de outros ramos do direito, além de livros de administração e medicina.

O acervo costuma ser renovado duas vezes por ano. “Abrimos um processo para descartar o que está antigo e realizamos a compra de novos livros para manter a coleção a mais atualizada possível”, informa o servidor do tribunal.

A biblioteca fica na sede do TRE-SP, na Rua Francisca Miquelina, n 123, 2º Anexo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Não é necessário cadastro, bastando se identificar na portaria do Tribunal e informar que pretende visitar a biblioteca.

Biblioteca acessível

Recentemente, o TRE contratou uma nova ferramenta de acessibilidade: o Jalws (Job Access With Speech), que converte conteúdos digitais de texto em voz.

O programa permite que pessoas com deficiência visual tenham contato com títulos e arquivos do acervo eletrônico do Tribunal.

“O software é um complemento interessante ao que o Windows e o Google já oferecem em termos de recursos para pessoas com deficiência. A aquisição da ferramenta, instalada em um de nossos computadores, amplia o programa de acessibilidade do Tribunal”, explica Paulo.

[email protected]


+ Educação