Justiça Eleitoral anuncia a reciclagem de 28 mil urnas eletrônicas no Estado de SP

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Votação para escolha de prefeitos e vereadores acontecerá em outubro deste ano

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai enviar 28.050 urnas eletrônicas, modelo 2009, para descarte ecológico a partir de segunda-feira (5).

Os equipamentos estão armazenados em um dos prédios do Tribunal, na Rua Líbero Badaró, Centro da capital, e serão recolhidos para reciclagem por empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mediante licitação.

As urnas eletrônicas 2009 foram utilizadas pela última vez em São Paulo nas Eleições 2022. Após o pleito, passaram a ser armazenadas nos cartórios, sendo gradualmente recolhidas para reciclagem.

As urnas são projetadas com vida útil de aproximadamente dez anos e, depois do período, são substituídas por equipamentos mais modernos, a exemplo das máquinas nas versões 2020 e 2022 produzidas nos últimos anos.

De acordo com o TSE, a renovação do parque de urnas da Justiça Eleitoral favorece o eleitorado, que escolherá, nas Eleições de 2024, representantes para as prefeituras e câmaras municipais em equipamentos mais rápidos e modernos.

No pleito de outubro próximo, devem ser usadas as urnas eletrônicas modelos 2022, 2020, 2015, 2013 e, eventualmente, 2011.

Segundo a Coordenadoria de Material, Patrimônio e Logística (COMPL), da Secretaria de Administração de Material, do TRE-SP, a empresa vencedora do certame transportará os equipamentos obsoletos em caminhões até a área de reciclagem, em Guarulhos.

Cada veículo pode receber até 800 urnas. A previsão é que a operação de descarte seja finalizada até abril.
O descarte ecologicamente correto compõe uma das metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TSE, que busca adotar medidas para a preservação do meio ambiente.

Entre 2009 e 2018, o TSE conseguiu realizar o descarte de mais de 6.123 toneladas de equipamentos por meio de leilões.

Ao todo, esse volume gerou arrecadação próxima a R$ 2 milhões, que foram devolvidos aos cofres públicos.

[email protected]


+ Eleições