Twitter investiga e conclui que algoritmo tende a cortar negros e homens das fotos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 20 de maio de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para combater o problema, o Twitter recentemente começou a mostrar fotos na íntegra em seus aplicativos móveis e está tentando ampliar esse esforço.

Um estudo conduzido pelo Twitter publicado na quarta-feira (19) no blog da divisão de engenharia da rede social mostrou que o algoritmo responsável por controlar o corte de fotos na plataforma tende a eliminar negros e homens.

Conduzido por três pesquisadores especializados em aprendizado da máquina, a investigação concluiu que “cortar uma imagem é uma decisão melhor tomada por pessoas”.

O Twitter conduziu o estudo depois que usuários criticaram a rede por perceber que as postagens com imagens frequentemente excluíam os negros.

Os pesquisadores descobriram uma diferença de 8% em favor das mulheres e de 4% em relação a pessoas brancas.

Entre as razões possíveis para isso, disseram, estão problemas com fundos de imagens e cor dos olhos.

Acrescentaram, no entanto, que a falha não se justifica.

“O corte de imagem baseado em aprendizado de máquina é fundamentalmente falho porque remove a capacidade do usuário e restringe a expressão de sua identidade e seus valores, em vez de impor um olhar normativo sobre qual parte da imagem é considerada a mais interessante”, escreveram os pesquisadores.

Para combater o problema, o Twitter recentemente começou a mostrar fotos na íntegra – sem qualquer corte – em seus aplicativos móveis e está tentando ampliar esse esforço.

Os pesquisadores também avaliaram se os cortes favoreciam os corpos das mulheres, refletindo o que é conhecido como “olhar masculino”. Mas descobriram que não parece ser o caso.


+ Tecnologia