Síndrome respiratória leva Prefeitura de Franca a fornecer 361% a mais de remédios

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 19:00
  • Modificado em 24 de janeiro de 2022 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Farmácia Central da Prefeitura de Franca já forneceu aos pacientes quase mil frascos de salbutamol apenas no começo do mês

Levantamento da área de saúde da Prefeitura de Franca mostrou o alto consumo de medicamentos para tratar as síndromes respiratórias.

Preocupado com o atraso no fornecimento de medicamentos, por parte dos fornecedores, o prefeito Alexandre Ferreira pediu um levantamento completo do consumo e do estoque para a Secretaria de Saúde.

E o resultado trouxe preocupação, tanto pelo consumo como pela demora na reposição por parte dos fornecedores.

De acordo com o relatório apresentado pela Farmácia Central, da Prefeitura de Franca, em alguns casos, o aumento do consumo chegou a 361% se comparado com a média do último quadrimestre de 2021.

Esse é o caso do medicamento salbutamol, cuja média de fornecimento era de 266 frascos ao mês. Em apenas 20 dias deste ano o consumo subiu 361%, chegando a 958 frascos. Seguindo nessa proporção, a previsão é que esse medicamento chegue a 541% de aumento no fornecimento até o final de janeiro.

O segundo medicamento com maior prescrição foi a prednisona, chegando a 209.500 doses somente este mês, registrando um aumento de 276%. Em dezembro do ano passado, foram 75.400 comprimidos distribuídos.


+ Saúde