Saiba como se livrar rapidinho do incômodo catarro preso na garganta

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma colher de sopa de composto caseiro tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura

 

Uma colher de sopa de composto caseiro tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura

O catarro preso na garganta é um incômodo comum à maioria das pessoas e que pode se originar de diversas causas. O problema também conta com várias soluções.

De acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, há duas manobras principais para eliminar esse catarro preso: a tosse e a limpeza da garganta. Saiba mais sobre como tirar o catarro da garganta.

A eliminação do pigarro na garganta pode ser feita de diferentes maneiras. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas.

Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante. Uma colher de sopa do composto tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura.

Outras formas

Outras formas de tirar o catarro da garganta são: assoar o nariz com regularidade, pois o muco da garganta geralmente se forma pela drenagem do nariz para a garganta; e evitar ou diminuir a ingestão de produtos lácteos e parar de fumar, pois ambos aumentam a produção de muco.

Perigos e causas

De acordo com o pneumologista, o catarro preso na garganta, em geral, não é perigoso, pois, na maioria das vezes, essa secreção não é produzida na garganta.

“Ela é formada em outra parte do corpo e acumula naquela região”. Pode haver perigo se, ao fazer a solução de água e sal para diluir o muco, você acabar engolindo a mistura. Isso causa desidratação. Deve-se apenas fazer o gargarejo e depois cuspir.

A principal questão quando há o catarro preso na garganta, segundo o médico, é a definição das doenças que o causam, pois é a partir dela que se consegue fazer o tratamento.

“Os dois principais diagnósticos são: doença do refluxo gastroesofágico e síndrome do gotejamento pós-nasal, representada por rinites e sinusites crônicas”.

Precauções

Com a pandemia do novo coronavírus, novos hábitos de higiene devem ser adotados para frear a propagação da doença causada por este micro-organismo, a COVID-19, já que o catarro é uma das vias de transmissão.

É preciso, portanto, evitar o contato do catarro com as mãos e lavá-las com frequência, usando água e sabão e, se não for possível, limpá-las com álcool em gel.

Quando estiver em contato com outras pessoas, evite permanecer muito perto, cubra a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar e utilize máscaras e luvas de proteção para evitar o contato com gotículas de saliva.

Vale lembrar que, embora a tosse seja um dos sintomas do novo coronavírus, segundo a Fiocruz, ela geralmente é seca, ou seja, sem catarro.

Se você estiver com catarro preso na garganta e estiver tossindo, é recomendado somente procurar atendimento médico caso apresente também febre e/ou falta de ar, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


+ Bem-estar