Você costuma palitar os dentes? Saiba o que esse hábito tão comum pode te causar

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 15:00
  • Modificado em 27 de fevereiro de 2024 às 15:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há outras formas de se fazer a assepsia bucal

Palitar os dentes é um hábito que pode prejudicar a saúde bucal, ainda mais ao ter algum tipo de problema dentário.

Dependendo do modo e da frequência dessa prática, você pode desenvolver complicações capazes de afetar a sua mastigação e o seu bem-estar.

Pensando nisso, resolvemos apresentar alguns dos problemas que podem ser desencadeados pelo uso para limpeza de palitos de dente na boca. Confira!

O que significa palitar os dentes?

É quando utilizamos palitos de dente ou objetos semelhantes para tentar remover sujeiras e pedaços de alimentos dos dentes. Em geral, isso é feito após refeições como almoço e janta.

Essa prática também é comum depois de comer itens fibrosos, uma vez que fibras podem ficar presas com maior facilidade em algumas partes da boca.

Quais são os prejuízos de palitar os dentes?

Existem vários problemas com potencial de afetar a sua saúde bucal ao palitar os dentes de modo constante e sem o mínimo de cuidado. Quer evitá-los? Então conheça os principais!

1. É capaz de levar à perda de dentes

Se você tem a gengiva retraída, saiba que há a possibilidade de seus dentes ficarem mais visíveis na base, inclusive, com raízes expostas.

Nesse caso, o palito chega facilmente nessa estrutura, podendo machucá-la, fraturá-la ou até quebrá-la. O próprio palito pode deixar fragmentos ali se ficar preso e se partir.

Com o tempo, as raízes são enfraquecidas e os dentes ficam moles e menos estáveis. Dessa forma, aumenta-se a chance de se deslocarem da gengiva e caírem da boca. Isso sem falar no incômodo e na dor provocada.

Mesmo que um dente afetado não chegue a cair, dependendo do estrago provocado, ele poderá não ser mais útil. Isso significa que precisará ser extraído.

Em suma, a prática contínua de palitar os dentes faz com que você tenha o risco de perda dentária. Inclusive, se houver descuido e força excessiva no manuseio do palito, obturações frágeis ou inadequadas podem ser atingidas e caírem.

2. Pode levar a uma retração óssea

O uso gradual e sem cuidado de palito de dente na boca, em especial quando é forçado entre os dentes para uma limpeza mais eficiente, tem a capacidade de levar a uma retração óssea.

Afinal, eles são empurrados para posições diferentes das que estão. E nem sempre há o uso de um espelho, câmera ou alguma superfície reflexiva para ver onde se está mexendo.

Com o tempo, alguns dentes podem ficar levemente afastados, mudando o modo como estão dispostos na boca. Dessa forma, até o aspecto do seu sorriso é alterado. Você não quer isso, certo?

3. Provoca machucados e a retração da gengiva

Além de provocar o afastamento de dentes, o uso contínuo de palitos pode ocasionar machucados e retração da gengiva. Por exemplo, se você não usa um objeto espelhado para ver onde o palito está indo, é possível que a ponta dele entre na gengiva e a machuque, inclusive com chances de cortá-la.

A ferida resultante pode ser invadida por bactérias e outros micro-organismos prejudiciais, ocasionando inflamação. A constância em palitar os dentes aumenta a chance não só de fazer uma ferida na gengiva, mas várias delas.

Esse fato eleva a probabilidade de infecções e inflamações. Além do mais, a pressão constante sobre a gengiva costuma esfolá-la e, em decorrência, favorecer uma retração gengival.

4. Pode não remover sujeira ou restos de comida

Nem sempre o palito de dente consegue retirar todo o resto de comida dos dentes. Aliás, pode sobrar sujeira presa na gengiva ou entre ela e os dentes.

Isso sem falar em restos de substâncias e resquícios de alimentos mais moles e quase líquidos, que escapam das pontas do palito. Também há regiões fundas onde ele não alcança, mesmo para pedaços maiores de comida.

5. Retira a camada protetora dos dentes

O palito de dente costuma ser duro, além de ter uma ponta fina. A constante fricção dele contra a superfície dos dentes pode não só remover sujeira, como também desgastar e retirar parte do esmalte dentário.

Essa camada é essencial para a proteção contra micro-organismos nocivos à saúde da boca, como a cárie.

De novo, o problema é a frequência e a força intensa na hora de palitar os dentes, já que pequenas erosões no esmalte podem ser ampliadas à medida que o tempo passa e mais se faz essa prática.

Vale destacar que bactérias que causam mau hálito, cárie e outros problemas se beneficiam do aparecimento de falhas nos dentes. Se você não consegue parar de usar palito de dente na boca, ao menos evite forçá-lo demais.

O que fazer para manter a saúde bucal?

Por mais que a intenção seja boa ao usar palitos de dente na boca, tente adotar outras ações para obter uma boa saúde bucal.

Por exemplo, escovar os dentes a cada refeição, visitar o seu dentista de modo regular e fazer um check-up odontológico.

Busque tratamento odontológico adequado, se sentir dores ou notar mudanças na aparência da gengiva, da língua e dos dentes. Lembrando que as práticas para ter e manter uma boa saúde bucal precisam ser diárias.

Como limpar os dentes sem o uso de palitos?

Basta substituir o palito por outros objetos voltados para a saúde bucal, como escova (de preferência de cerdas macias) e fio dental.

Esses itens facilitam a limpeza entre os dentes e ambos ajudam na remoção de resíduos que ficam na área subgengival.

Além disso, você pode utilizar um enxaguante antisséptico para remover as sujeiras menores e soltas na boca (quando indicado pelo dentista) ou um raspador de língua para limpar o tártaro lingual. Também consuma alimentos que ajudam na saúde bucal.

Como visto, a prática constante de palitar os dentes faz mal, se não houver os devidos cuidados. Na dúvida, evite e tente utilizar outros meios e instrumentos para manter a higiene e a saúde da sua boca.

Fonte: Odontoclinic


+ Bem-estar