Você sente dor de cabeça ao mastigar? Saiba o que pode causar essa situação

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em alguns dos casos é preciso procurar ajuda médica para amenizar e curar a pessoa

Algumas pessoas sentem dor de cabeça ao mastigar, você sabe por que isso acontece? Se este é o seu caso, talvez a solução para o problema esteja no consultório de um dentista e não de um médico.

É comum associar a cefaleia a problemas de saúde como estresse, insônia, pressão alta, visão ruim, entre outros. Mas ela também pode ser provocada por alguma doença odontológica, como Disfunção Temporomandibular (DTM) e bruxismo, por exemplo.

Quais são os tipos de dor de cabeça?

Sentir dor com frequência não é uma condição normal, pelo contrário, é sinal de que há algo errado com sua saúde. No caso da cefaleia, normalmente, ela corresponde a qualquer dor localizada na testa, parte de trás da cabeça ou têmporas.

O que diferencia os tipos de dor de cabeça é a sua frequência, a região afetada e a causa, sendo estes os principais:

Enxaqueca: a dor varia de intensidade média a forte e se apresenta como uma pulsação. Pode ocorrer em um ou dois lados da cabeça, afetando também as têmporas;

Cefaleia em salvas: caracterizada por crises agudas, que podem durar entre 15 minutos e 3 horas. A dor pode se manifestar todos os dias, por semanas ou meses;

Cefaleia do tipo tensional: tipo mais comum, que tem intensidade de leve a moderada e manifesta-se em toda cabeça;

Cefaleia crônica diária: as dores ocorrem por, pelo menos, 15 dias. Esse tipo é uma evolução das demais, que aumentam a frequência devido ao uso exagerado de analgésicos.

Dor de cabeça secundária: está ligada a outros problemas de saúde, como pressão alta, uso excessivo de medicamentos, ferimento na cabeça, tumores, sinusite e DTM (Disfunção Temporomandibular).

Dor na mandíbula ao mastigar

A ligação entre a mandíbula e o osso temporal do crânio, localizado na frente das orelhas (em cada lado da cabeça), é feita pela Articulação Temporomandibular (ATM).

Ou seja, é graças a essa articulação que movimentamos a boca para mastigar ou falar. Ela também comanda a posição dos movimentos da mandíbula.

Algumas pessoas sentem dor na ATM, que pode surgir de modo súbito ou iniciar suavemente e evoluir para intensa. Geralmente, ela é descrita como latejante e desconfortável, mas os sintomas exatos dependem da causa do problema.

Quais problemas de saúde podem causar a dor ao mastigar?

O Bruxismo é considerado um dos principais motivos de dor na ATM.| Crédito: Shutterstock

A função mastigatória é indispensável para a digestão dos alimentos e, consequentemente, nutrição do organismo. Por isso, alterações e desarticulações na mordida interferem diretamente na qualidade de vida.

Um exemplo disso é a ocorrência de dor na ATM ao mastigar, que nem sempre é provocada pela mastigação de alimentos mais duros, como algumas pessoas imaginam.

Confira quais são os principais problemas que podem causar dor ao mastigar.

DTM (Disfunção Temporomandibular)

As disfunções temporomandibular (DTM) são causadas por problemas na região da ATM, músculos da mastigação e estruturas vizinhas. Além de dor local, a doença provoca estalos na mandíbula, quando a pessoa mastiga ou abre a boca, que às vezes fica travada (casos mais graves).

Além disso, as DTM também provocam outros problemas de saúde que afetam diversas partes do corpo.:

Dor de cabeça: um dos sintomas mais comuns da DTM. Geralmente, é confundida com enxaqueca, mas se você sente por mais de três dias na semana, é preciso investigar. Ela ocorre em um ou nos dois lados da cabeça.

Dor no pescoço e nos ombros: essa região está próxima à ATM e, por isso, sofre com a disfunção temporomandibular.

Dificuldade para mastigar: sintoma também comum. Quem sofre com DTM costuma sentir dor ao mastigar, além de estalos e chiados quando abre a boca.

Além desses indícios, se você sente dor quando boceja, tem bruxismo ou até mesmo zumbido nos ouvidos, pode estar com DTM.

Bruxismo

Se você costuma apertar ou ranger os dentes quando mastiga, cuidado. Procure um dentista para evitar danos graves aos seus dentes. O bruxismo é considerado uma das principais causas de dor na ATM.

Embora o estresse provoque o hábito de ranger os dentes, algumas pessoas fazem isso enquanto dormem, sem perceber, o que gera complicações bucais e outros problemas de saúde, como o desgaste dos dentes e dor de cabeça.

Mordida cruzada

A forma como você mastiga os alimentos pode provocar dor na mandíbula e na cabeça. Pessoas com mordida cruzada (os dentes da arcada superior se desencontram com os da inferior) são predispostas a desenvolver bruxismo, retração gengival, fratura e perda dentária, além de comprometer as articulações da boca.

Doença periodontal

A periodontite é considerada o estágio mais grave da gengivite. Essa inflamação é uma das principais causas da perda dentária, pois afeta diretamente a gengiva, os ligamentos e o osso alveolar.

Quando o quadro se agrava, a doença pode atingir a articulação temporomandibular e, com isso, a pessoa sente dor no maxilar.

Abscesso dentário

Consequência de infecção na polpa ou nervo do dente, geralmente ocasionada por uma cárie não tratada, o abscesso causa dor em decorrência da interação bacteriana, capaz de chegar à estrutura óssea e causar dores intensas ao mastigar.

Experiência e cuidado no atendimento odontológico

Se você sente dor na boca, maxilar ou na cabeça quando mastiga, procure um dentista especializado para investigar seu problema porque o tratamento depende da origem da sua dor.

Se o problema for bruxismo, por exemplo, é preciso utilizar placas especiais para proteger dentes e as articulações. Por outro lado, se a sua dor de cabeça ao mastigar for originada pela mordida cruzada, é indicado realizar a reabilitação oral.

Fonte: Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420), é pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.

Fonte: Gazeta do Povo


+ Bem-estar