Saiba como a cor roxa pode ajudar (e muito!) a turbinar a sua saúde

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 8 de setembro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os alimentos roxos não apenas adicionam uma dose de cor e sabor ao prato, mas também oferecem uma longa lista de benefícios para a saúde

Alimentos roxos têm uma série de benefícios para a saúde – foto Freepik

 

Os alimentos roxos não apenas adicionam uma dose de cor e sabor ao prato, mas também oferecem uma longa lista de benefícios para a saúde.

A cor roxa geralmente é associada a frutas, mas também há uma série de vegetais e grãos dentro dessa paleta de cores.

A nutricionista Karina Boner explica que todos os pigmentos dos alimentos são antioxidantes e muito importantes para a saúde. “Eles combatem os radicais livres e previnem doenças”, analisa a profissional.

Segundo a especialista, os alimentos roxos são indispensáveis em uma dieta rica e nutritiva.

“Além do ácido elágico, eles têm resveratrol e antocianinas, que previnem o câncer e atuam no controle da glicemia. Outras vantagens são melhora da resistência à insulina e efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Por fim, atuam no controle de peso”, detalhou Karina Boner.

Veja cinco alimentos roxos que são nutritivos e visualmente atraentes.

Beterraba

Esse vegetal é uma hortaliça tuberosa famosa por ser rica em açúcar, ferro e antioxidantes, especialmente o betacaroteno e a vitamina C. A beterraba é uma excelente fonte de fibras e folato, promovendo uma boa digestão e saúde cardiovascular.

Em um estudo divulgado pela Embrapa, recomenda-se cozinhar ou assar a beterraba com casca. Assim, você irá preservar a cor, o sabor e os nutrientes.

Repolho roxo

Para quem deseja manter a pele saudável, o repolho roxo pode ajudar. Ele é uma excelente fonte de vitamina K e antioxidantes, promovendo a saúde dos ossos e deixando a pele radiante.

Esse vegetal também é rico em fibras, pró-vitamina A e vitamina C, e proporciona potentes efeitos antiinflamatórios graças aos altos níveis de poderosos compostos vegetais encontrados em suas folhas.

Uma pesquisa divulgada pela National Library of Medicine mostra que o item pode ajudar em dermatites de contato.

Açaí

Essa pequena frutinha roxa virou uma sensação global, tanto que ganhou um dia só seu. Cinco de setembro é comemorado o Dia do Açaí, a data foi criada por meio da Lei Ordinária nº 8.519, de 31 de julho de 2017, que coincide com o Dia da Amazônia.

Originário da região amazônica, o açaí é famoso por seu alto teor de antioxidantes, fibras e ácidos graxos saudáveis, sendo considerado um superalimento.

Ele pode ser transformado em sucos e suplementos concentrados para uso medicinal. Um dos seus benefícios é aumentar o conteúdo antioxidante no sangue e ajudar a reduzir o colesterol, o açúcar no sangue e a inflamação.

Berinjela

Muitas vezes esquecida em meio a outras opções de legumes, a berinjela merece atenção devido aos seus inúmeros benefícios nutricionais e terapêuticos.

Para quem deseja perder peso, as berinjelas são fundamentais na dieta. Elas têm baixa calorias e são ricas em fibras, o que ajuda a promover a saciedade e a controlar o apetite. Além disso, seus compostos ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo organismo.

Pesquisas afirmam que a casca roxa da berinjela é concentrada em antocianina nasunina, que demonstra ter propriedades anti-inflamatórias e protetoras do coração.

Uva roxa

As uvas roxas são conhecidas por seus efeitos positivos na saúde cardiovascular. Eles auxiliam na redução da pressão arterial, promovem a saúde dos vasos sanguíneos e contribuem para a redução do colesterol LDL, ajudando a proteger contra doenças cardíacas.

As uvas roxas também fortalecem o sistema imunológico, segundo pesquisa da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos.

Os responsáveis são as substâncias resveratrol e pterostilbena, ambas da família dos estilbenoides, que agem em parceria com a vitamina D, fortalecendo as defesas do corpo.

Tenha uma dieta colorida

Os alimentos roxos, muitas vezes negligenciados em nossa dieta, são fundamentais na nossa alimentação, mas para focar em um não é necessário abrir mão dos outros. O caminho correto é manter uma alimentação saudável e colorida.

A nutricionista Karina Boner, ressalta que além da cor do alimento, o importante é manter uma alimentação o mais natural possível.

“Todos os alimentos vindos da natureza possuem antioxidantes e são excelentes para sua estética como um todo. Aproveite e busque variar o quanto puder. Um prato colorido é sinônimo de saúde e vitalidade”, define a profissional.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição