Quer reduzir o sal da comida e não sabe como? Aprenda aqui a eliminar esse “vilão”

  • Marcia Souza
  • Publicado em 27 de novembro de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Outros temperos dão sabor sem causar efeitos indesejados

Está com a pressão alta? Anda se sentindo inchado? Não para de ter dores de cabeça? Tudo isso pode ser reflexo do excesso de sal na comida. Mas fique tranquilo, é possível dar um jeito nisso aprendendo a substituir o sal nas refeições.

É essencial que você saiba que o problema não é o sal por si só, mas o sódio que compõe o sal. O sal é um alimento e o sódio é um nutriente presente nesse alimento, quando consumimos quantidades adequadas de sal, o sódio ali presente atua positivamente na saúde auxiliando a contração dos músculos, a corrente sanguínea e o sistema nervoso.

Mas, em excesso, o sódio do sal pode aumentar a pressão arterial, contribuir com a retenção de líquidos e interferir na quantidade de sangue que chega ao cérebro, causando os problemas citados lá no início.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão de sal por dia seja de 5g, o equivalente a 2g de sódio, mas é preciso estar atento aos rótulos dos alimentos, pois o sódio ali pode aparecer em grandes quantidades, atrapalhando todo o cálculo que você faria do sal adicionado à sua comida.

O principal papel do sal na culinária é realçar o sabor dos alimentos, por isso, para reduzir o consumo, é preciso usar outros temperos que são igualmente saborosos e ajudem a dar um sabor agradável e saudável ao seu paladar. Para ajudá-lo com dicas práticas para reduzir a ingestão de sódio na dieta, preparamos 5 sugestões de como substituir o sal, veja só:

Use mais alho

Aqui está um dos alimentos mais tradicionais da nossa cultura, usado tanto como tempero quanto em receitas caseiras contra males como a gripe. Contém vitaminas e minerais, mas seu principal constituinte é a alicina, um fitoquímico responsável pelo aroma e sabor característicos.

Possui propriedades que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue (antidiabéticas), reduzem a pressão arterial (hipotensivas) e controlam as taxas de colesterol (hipolipidêmicas). Isso significa que seu consumo é seguro para pacientes com diabetes, hipertensão e colesterol alto. Sua versão em pó pode temperar carnes e saladas e, além disso, combina bem ao ser misturada com cebola.

Mas, atenção, ao comprar alho em pó leia o rótulo e observe se o ingrediente que compõe o tempero é apenas o alho e outras especiarias sem sal.

Use mais limão

Uma excelente fonte de vitamina C, o suco de limão é uma alternativa ao sal, já que dá sabor e acidez aos alimentos. Seja na marinada ou na finalização, ele combina com peixes, frangos, legumes e até sobremesas.

Se preferir o sabor um pouco mais presente, raspe a casca de um limão-taiti ou siciliano e polvilhe diretamente na receita já pronta.

Experimente o sabor do cominho

Proveniente da família da salsa, o cominho é uma semente seca bastante usada no Norte e no Nordeste do Brasil. Com sabor acentuado, é fonte de vários nutrientes, como potássio, vitamina A, ferro e cálcio. Pode ser usado para temperar carnes e em pratos à base de ovos ou queijo.

Dê uma chance à pimenta

Para os fãs de comida picante, a pimenta é uma ótima forma de substituir o sal. Seja a caiena, a do reino, a dedo de moça, ou qualquer outro tipo, além do ardor, ela oferece benefícios ao coração e ao metabolismo, graças a uma substância chamada capsaicina.

As pimentas harmonizam pratos como saladas, sopas, carnes e lanches, mas assim como os demais temperos, na hora de comprar ou preparar, lembre-se de escolher as opções sem sal ou sódio.

E se você já tem pressão alta, cuidado com o excesso de pimenta, por ser levemente termogênica, algumas pessoas podem sentir a pressão aumentar.

Prove o vinagre balsâmico

Geralmente, seu uso é associado às saladas, mas pode muito bem combinar com carnes, aves, legumes e frutos do mar. O vinagre balsâmico tem um sabor único, ajuda na hora da digestão e é capaz de combater radicais livres que causam o envelhecimento.

Seu uso não se estende apenas ao lado salgado ou cítrico dos alimentos, pois pode ser usado com essências adocicadas, de chocolate e café, para compor sobremesas como sorvetes e iogurtes.

Fonte: WWW.nutritotal.com.br


+ Bem-estar