Provas práticas vão avaliar qualidade do ensino profissional do SENAI

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de novembro de 2016 às 15:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resultado dos exames será aproveitado para aperfeiçoamento dos cursos

​O mercado de trabalho exige muito mais que um certificado ou diploma de conclusão de um curso. É preciso saber aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula. 

Entre 10 e 13 de novembro, 180 estudantes em fase de conclusão de curso participarão de uma avaliação prática. 

Criado em 2009, até o ano passado o teste era feito apenas pela internet. Na Olimpíada do Conhecimento, serão avaliadas as capacidades técnicas de alunos de cinco cursos técnicos, além de estudantes com deficiência (PCD) em três cursos de qualificação.

A partir de 2017, o exame prático será aplicado nas escolas do SENAI, também por amostragem, de forma padronizada nas escolas da instituição em todo o país. 

A partir dos exames, o SENAI, que foi a primeira instituição a realizar exames de avaliação do ensino técnico no Brasil, pretende adotar medidas para melhorar a gestão e aprimorar o trabalho pedagógico da instituição em todo o país. 

A PROVA – A avaliação prática será individual e terá duração de seis horas para os cursos técnicos (técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Edificações, técnico em Mecânica, técnico em Logística e técnico em Eletrotécnica) e de doze horas para os cursos de qualificação  (Padeiro, Costureiro e Operador de Computador). 

Durante a prova, os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho, por exemplo, serão apresentados a situações-problema e, para resolvê-las, realizarão atividades que envolvem análise de potenciais riscos e a sugestão de ações que visem à prevenção de acidentes no ambiente do trabalho. 

Os alunos do curso técnico em Mecânica, por sua vez, atuarão no desenvolvimento de projetos mecânicos e produção de peças para a manutenção em máquinas e equipamentos, simulando situações e problemas reais do dia a dia da profissão. 

Para ganhar a medalha de ouro, cada aluno deve ter desempenho superior a 75% da pontuação total da prova. 

Avaliação dos cursos

Antes da implantação de um curso pelo SENAI, é feito um estudo sobre a viabilidade do curso, desde o projeto pedagógico até a demanda. A partir da implementação, para assegurar a qualidade, são realizadas avaliações por meio de questionários online, em três momentos: no início, no meio e na conclusão do curso. 

Na primeira fase, a equipe pedagógica da escola avalia se o projeto do curso, elaborado na fase anterior, foi atendido. Já quando o curso está na metade ou é concluído, além dos professores e dos gestores, há a participação dos alunos. 

As análises são feitas com base na prática docente e gestão pedagógica, além da infraestrutura como laboratórios, salas e biblioteca. Os resultados são utilizados para a promoção de melhorias no curso. 

E quem está no mercado?

Assim que um estudante conclui um curso no SENAI, ele informa para a escola se está trabalhando, em qual empresa, se atua na área de sua formação e quais expectativas para depois de formado.

Após um ano da conclusão do curso, a escola entra em contato novamente com ex-alunos e faz uma pesquisa sobre inserção no mercado de trabalho, para saber se o egresso continua empregado ou na sua área, se mudou de empresa e se teve aumento de renda. 

Caso o recém-formado esteja empregado, a escola também faz uma entrevista com o supervisor dele para avaliar a satisfação da empresa com os ex-alunos do SENAI. 

A pesquisa é feita por amostragem e abrange as modalidades de aprendizagem industrial, habilitação técnica e qualificação profissional.

A cada ano, se inicia um novo ciclo da pesquisa com os formandos daquele ano. 

Olimpíada do Conhecimento

A maior competição de educação profissional das Américas acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. 

Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe. 

SAIBA MAIS 

Olimpíada do Conhecimento 2016 

Quando: de 10 a 13 de novembro 

Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília/DF 

Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias) 

Confira o site oficial da OC2016 

Entrada Gratuita


+ Educação