Promotoria, Câmara e ONG discutem inclusão de deficientes auditivos em Franca

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 28 de maio de 2022 às 14:00
  • Modificado em 28 de maio de 2022 às 14:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento também marcou a comemoração dos 25 anos da Associação Apada

A Câmara de Franca recebeu na tarde desta sexta-feira, 27 de maio, um evento que marcou a Semana Municipal da Inclusão Cultural e Integração do Surdo e do Deficiente Auditivo.

Participaram do encontro o vereador Gilson Pelizaro (PT) presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Surdos e Deficientes Auditivos, a vereadora Lurdinha Granzotte (União), o promotor público Paulo César Borges, representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes (APADA), Corpo de Bombeiros, alunos, professores de escolas estaduais, e outros convidados.

Diversos temas foram abordados, entre eles, a necessidade de união para elaboração de propostas de políticas públicas no município.

O promotor público Paulo César Borges destacou a importância da discussão. “Esse é um momento muito oportuno como promotor de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência para lembrar que estamos engatinhando, e ter essa consciência, é importante porque muita coisa já avançou, mas apesar disso, estamos num estágio inicial e temos que ter essa consciência para avançar cada vez mais”, disse.

Pelizaro falou sobre a atuação do Legislativo na busca por melhorias e projetos que garantam a inclusão dos deficientes.

O parlamentar citou ações práticas como, por exemplo, o início das transmissões ao vivo do Legislativo francano com a tradução da língua brasileira de sinais (Libras) em novembro do ano passado, exatamente no dia 10 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

A Câmara também fez a destinação de emendas impositivas, que são aquelas consideradas de execução obrigatória pelo Poder Executivo, de mais de R$ 1,8 milhão para realização de procedimentos de saúde com a compra de aparelhos auditivos.

A vereadora Lurdinha Granzotte (União) comentou sobre os recursos destinados para compra de aparelhos auditivos e enfatizou que ‘ainda é pouco, mas com certeza vamos conseguir zerar essa fila para facilitar e dar uma vida mais digna para as pessoas que precisam’.

O evento também marcou a comemoração dos 25 anos da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA).

A presidente, Izabel Alves de Souza, agradeceu o espaço cedido pela Câmara. “Foi o melhor presente que a APADA recebeu no ano, um marco, um dos primeiros eventos que fizemos sobre a educação especial e estamos muito felizes porque a resposta foi muito bem aceita”, disse


+ Política