Por que não posso usar normalmente meu celular dentro do avião? Veja a resposta!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de junho de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem viaja periodicamente de avião sabe que as agências reguladoras possuem regulamentos muito rígidos em relação à utilização de dispositivos eletrônicos portáteis

Muitas pessoas desconhecem o motivo de não poderem usar o celular durante o voo – foto Freepik

 

Quem viaja periodicamente de avião sabe que as agências reguladoras possuem regulamentos muito rígidos em relação à utilização de dispositivos eletrônicos portáteis, os chamados PEDs em inglês.

Tanto a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) quanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Brasil, proibiam o uso de celulares durante todas as fases do voo.

Isso terminou em 2013, quando a FAA atualizou suas diretrizes para permitir que os passageiros passassem a usar os seus PEDs (no Brasil, a atualização veio em 2015). No entanto, há uma condição: os dispositivos eletrônicos devem ser colocados no modo avião durante o voo.

Na prática, é como ficar sem celular, pois você não pode fazer nem receber chamadas, mensagens de texto, ou conectar dados.

Sem redes móveis ou WiFi, você fica restrito a usar aplicativos offline, como jogos, aplicativos de notas ou reprodução de músicas e vídeos já armazenados no seu dispositivo.

E qual é o real motivo de não poder usar o celular online?

Naturalmente, a tecnologia digital que usamos hoje é muito mais sofisticada do que as engenhocas dos anos 1960.

A tal interferência eletromagnética que, teoricamente, poderia emitir um sinal dentro da mesma frequência dos sistemas da aeronave foi descartada em 1992, quando a Comissão Federal de Comunicações (FCC) criou larguras de banda de frequência distintas para celulares e para aeronaves, o que foi seguido pelo resto do mundo.

Mas, como a indústria da aviação continuou a proibir o uso de celulares, uma das explicações pode estar não lá em cima, mas aqui embaixo.

Como as redes de telefonia sem fio são conectadas por uma série de torres, há um temor das operadoras de que as redes poderiam ficar sobrecarregadas se os passageiros usarem seus celulares ao mesmo tempo.

Isso pode fazer sentido, pois em 2021, durante a pandemia da covid-19, o número de passageiros voando foi superior a 2,2 bilhões de pessoas.

E a situação não melhora com a chegada do 5G, pois, por mais extraordinário que seja, o seu espectro de largura de banda é incrivelmente próximo daquela reservada para a aviação.

O motivo final: a fúria aérea

Embora atualmente a maioria das companhias aéreas ofereça aos passageiros serviços de WiFi, a FCC voltou a rejeitar em 2017 mais um plano para permitir o uso online de celulares a partir de 3048 metros (10 mil pés) de altitude. Só que pilotos, comissários de bordo e vários membros do público em geral foram contra.

O motivo? O comportamento perturbador dos passageiros conhecido como “fúria aérea”, fenômeno moderno que se caracteriza pelo descumprimento dos requisitos de segurança, brigas verbais — ou físicas — com outros passageiros e tripulação. Imaginem tudo isso com 200 pessoas falando ao mesmo tempo no celular!

*Informações Mega Curioso


+ Curiosidades