Pesquisa Serasa mostra quem são os mais endividados e quem demora mais para pagar

  • Robson Leite
  • Publicado em 7 de janeiro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo destaca a necessidade de mais ferramentas de educação financeira para lidar com a dívida e prevenir desafios futuros

A Serasa divulgou recentemente uma pesquisa em parceria com o Instituto Opinion Box, que detalha o perfil demográfico de indivíduos endividados no Brasil.

Os dados revelaram variações interessantes dependendo do estado civil, com os solteiros constituindo a maioria dos devedores. No entanto, foram os divorciados que levaram mais tempo para eliminar suas dívidas.

A pesquisa Serasa mostrou que entre o total de devedores, 44% eram solteiros, 42% casados, 12% divorciados e 2% viúvos. No que diz respeito à principal causa do endividamento, o desemprego liderou a lista com 23%, seguido por uma redução de renda (20%), e descontrole financeiro (12%).

Viúvos gastam mais na farmácia

Os motivos para o endividamento variaram entre diferentes grupos, peculiarmente entre viúvos, que mencionaram tanto gastos com medicamentos (14%) quanto dívidas feitas em seu nome por terceiros (12%).

As diferentes faixas etárias também revelaram tendências interessantes. Entre os solteiros, a maioria dos devedores tinha entre 25 e 30 anos (21%), enquanto o grupo mais endividado entre os casados estava na faixa etária de 41 a 49 anos (28%).

Divorciados levam mais tempo para quitar as dívidas

Possivelmente, o dado mais notável da pesquisa é que os divorciados são os que levam mais tempo para quitar suas dívidas.

Cerca de 49% deste grupo permaneceu com contas atrasadas por mais de dois anos, em comparação com 45% dos demais grupos. No entanto, cerca de 37% dos divorciados acreditam que vão conseguir quitar suas dívidas em breve.

Ao todo, 11.541 inadimplentes foram entrevistados durante o mês de outubro, proporcionando uma visão abrangente do perfil do endividado brasileiro.

Segundo o portal BMC News, o estudo destaca a necessidade de mais ferramentas de educação e planejamento financeiro para lidar com a dívida e prevenir desafios financeiros futuros.


+ Economia