O que a eventual fusão de PSL e DEM pode provocar na política partidária de Franca

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de setembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É possível imaginar no mesmo palanque e pregando o mesmo discurso lideranças políticas como Gilson de Souza e João Rocha?

Gilson de Souza, liderança do DEM em Franca, e João Rocha, expoente do PSL de Franca

O PSL e o DEM estão em entendimentos para a fusão dos partidos.

Se o entendimento prosperar e culminar no novo partido, além de criar o maior partido de direita do Brasil, vai embaralhar o cenário político de Franca.

É possível imaginar no mesmo palanque e pregando o mesmo discurso nomes como Gilson de Souza, figura expressiva do DEM, e João Rocha, recém chegado às fileiras do PSL?

Retrato passado

Da última eleição para a Prefeitura de Franca é possível extrair que a votação de Gilson de Souza foi muito baixa, mesmo para a sua média em disputas recentes.

De João Rocha não é possível medir seu potencial de votos, mesmo porque sua votação foi fortemente influenciada pelo espectro de Bolsonaro.

É difícil – mas não impossível, já que se fala de política – ter Gilson de Souza e João Rocha do mesmo lado, já que ambos possuem tendência política – e até estilo – diferente.

Junção nacional

A primeira reunião, com a previsão deste anúncio, está prevista para o dia 21 de setembro, na próxima terça-feira.

O novo partido ainda não tem nome, mas já nasce gigante como a maior bancada do Congresso Nacional.

E vai ter candidato a presidência da República, informam contatos dos presidentes Luciano Bivar (PSL) e ACM Neto (DEM).

Dentro das duas legendas, há quem defenda manter o nome PSL, e há quem indique que uma pesquisa nacional com agência contratada poderá definir a sigla.

Terceira via

O foco é formatar um partido de Centro é apresentar o candidato da terceira via na disputa do ano que vem à Presidência, contra Jair Bolsonaro (ainda sem partido) e Lula da Silva (PT).

O nome mais apontado, hoje, é do presidente do Senado, o advogado mineiro Rodrigo Pacheco (DEM).

Com a fusão, o novo partido nascerá com 80 deputados federais e 8 senadores. ACM Neto, presidente do DEM, será candidato ao Governo da Bahia. Ele evita comentar o assunto. Luciano Bivar, presidente do PSL, está no exterior, em férias, e volta para a reunião.


+ Política