Lucro vem forte no 2º trimestre, mas inflação e energia preocupam setor econômico

  • Robson Leite
  • Publicado em 19 de julho de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Produtores de materiais básicos devem ser, novamente, os destaques da temporada, assim como ocorreu no primeiro trimestre.

O consenso entre analistas é que os lucros virão vitaminados, muito acima do mesmo período de 2020

A temporada de balanços do segundo trimestre começa nesta terça-feira, com a publicação dos balanços da Neoenergia e da Indústrias Romi.

O jornal Valor Econômico publicou uma matéria dizendo que a expectativa do mercado é que com os números venham, além de resultados robustos, informações de como as empresas estão lidando com questões como alta de custos e o risco energético do país.

O consenso entre analistas é que os lucros virão muito acima do mesmo período de 2020, quando as restrições impostas por causa da pandemia reduziram drasticamente a atividade econômica e, por consequência, a receita das companhias.

Destaques

Produtores de materiais básicos devem ser, novamente, os destaques da temporada, assim como ocorreu no primeiro trimestre.

A demanda intensa por insumos, altos preços e o real desvalorizado continuam a sustentar as margens de lucro de mineradoras e siderúrgicas.

O jornal acrescenta que entre os outros setores, não são esperadas surpresas negativas, mas há dúvidas sobre os efeitos, por exemplo, da inflação e da crise energética.

Apagão

Das empresas de energia aguarda-se alguma sinalização sobre riscos de apagão neste ano.

No caso das construtoras, a questão a ser avaliada é o custo dos materiais, que dispararam. Esse aumento preocupa as incorporadoras.

Boa parte das empresas tem repassado as altas para os preços dos imóveis, mas já há quem tenha revisto planos de lançamentos.

Desde o início do ano, pressões de custos de materiais vêm sendo consideradas o maior desafio enfrentado pelas companhias.


+ Economia