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Na quinta posição no ranking, a Colômbia importou no primeiro trimestre mais de 2,7 milhões de pares de calçados brasileiros
O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, participou, nessa semana, da abertura do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, realizado pelo Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O evento comercial foi realizado em conjunto com Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e ProColombia.
O fórum calçadista, que aconteceu em Bogotá, reuniu empresários de importantes setores econômicos do Brasil e da Colômbia, entre eles o calçadista.
Ferreira destacou que a iniciativa aponta para a vontade política de integração dos países na área de comércio exterior.
Parceiro calçadista
“Mais do que discursos, precisamos de ações práticas e esse encontro foi uma dessas oportunidades em que a presença de líderes empresariais e políticos dos dois países ampliou as possibilidades de integração econômica”.
Segundo ele, a Colômbia é, historicamente, um dos principais parceiros comerciais do setor calçadista nacional e é fundamental para as exportações da indústria.
“A Colômbia, na América Latina, só está atrás da Argentina entre os nossos principais destinos. Na quinta posição no ranking de todo o mundo, a Colômbia importou, no primeiro trimestre, mais de 2,7 milhões de pares de calçados verde-amarelos, número que é estável em relação ao mesmo período do ano passado”, comenta o dirigente.
Momento histórico
Na oportunidade, o presidente ApexBrasil, Jorge Viana, sublinhou o caráter estratégico do evento para as relações entre Brasil e Colômbia.
“Estamos vivendo aqui um momento histórico. Cabe à ApexBrasil, junto com MRE, MDIC e Procolombia, trabalhar, em conjunto, para aproveitar as grandes oportunidades dos dois mercados”. Viana comentou, ainda, que estudos da Agência apontam que a Colômbia apresenta mais de 1,5 mil oportunidades para a ampliação das exportações brasileiras.
Comércio bilateral
Para aumentar a participação do Brasil no comércio mundial, o MDIC, ApexBrasil e MRE, têm realizado, desde o ano passado, encontros estratégicos com diferentes países para discutir e aprofundar parcerias, atrair investimentos e promover as exportações do Brasil.
Com relação à América do Sul, a região foi, em conjunto, o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2023.
O perfil dos produtos exportados também mostra a importância da região, já que, são nesses mercados, que os produtos de maior valor agregado encontram compradores.