Justiça Eleitoral faz lacração das urnas eletrônicas para as eleições de outubro

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 4 de setembro de 2022 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento marca o fim da etapa de desenvolvimento e inspeção dos sistemas eleitorais

Eleitor que não votou e não justificou em 2018 pode votar em 2020

Evento marca o fim da etapa de desenvolvimento e inspeção dos sistemas eleitorais

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, realizou o encerramento da cerimônia de assinatura digital e lacração das urnas eletrônicas, nesta sexta-feira, em Brasília. O tribunal afirmou que a segurança do sistema eleitoral fica completa a partir dessa etapa.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ressaltou que o período para a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições deste ano foi maior do que em pleitos anteriores. Ele justificou que o prazo foi estendido para demonstrar que o TSE quer transparência.

A assinatura e lacre das urnas é um evento público, que ocorre a cada eleição, e marca o fim da etapa de desenvolvimento e inspeção dos sistemas eleitorais.

Durante a cerimônia, técnicos do TSE convertem as versões definitivas de todos os programas e apresentam o resultado final, para uma última conferência, pelas dezenas de entidades fiscalizadoras da eleição.

Feita a verificação, a entidade fiscalizadora pode assinar digitalmente a versão final dos softwares. A partir de então, caso haja alguma modificação intencional ou erro durante a cópia, a assinatura se torna inválida.

Entre os órgãos que assinaram a versão final dos programas, estão o Ministério Público Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Controladoria-Geral da União, o PTB, as Forças Armadas, além do próprio presidente do TSE.


+ Eleições